O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 2 de maio de 2015

VIVA NABUCO!: UM VERDADEIRO LIBERAL


JOAQUIM AURÉLIO BARRETO NABUCO DE ARAÚJO


Cinco anos após  o centenário de sua morte (17 de janeiro), Joaquim Nabuco (1849-1910) ainda é pouco conhecido no Brasil. Durante as comemorações ocorridas o Estadão publicou várias de suas cartas inéditas; pouco se fala, contudo, do ineditismo de suas posições políticas para a época. Nabuco é considerado - ao lado de André Rebouças - o patrono da reforma agrária no Brasil. O autor de Um Estadista do Império não desvinculava a abolição da escravatura da necessidade de "democratização do solo". Esse filho da aristocracia do açucar era um verdadeiro liberal e denunciava o liberalismo de fachada de sua classe. Nas palavras de Nabuco...

 não há outra solução possível para o mal crônico e profundo do povo senão uma lei agrária que estabeleça a pequena propriedade, e que vos abra um futuro, a vós e vossos filhos, pela posse e cultivo da terra. É preciso que os brasileiros possam ser proprietários de terra, e que o Estado os ajude a sê-lo [...] A propriedade não tem somente direitos, tem também deveres, e o estado de pobreza entre nós, a indiferença com que todos olham para a condição do povo, não faz honra ao Estado. Eu [...] não separarei mais as duas questões: a da emancipação dos escravos e a da democratização do solo. Uma é o complemento da outra. Acabar com a escravidão não nos basta; é preciso destruir a obra da escravidão”.
Cena triste. No sul do Pará, à época governado pelo PSDB, dezenas de trabalhadores sem terras foram metralhados pela PM tucana na chamada Curva do S.

Visionário, Nabuco estava muito à frente de seu tempo. O fato de o autor de O Abolicionismo ter permanecido fiel à monarquia não lhe diminui os méritos. Mas a oligarquia agrário-exportadora brasileira adotou o caminho excludente, a chamada modernização conservadora, que aboliu a escravidão e substitituiu a mão-de-obra escrava pela de trabalhadores imigrantes, lançando a massa de ex-cativos na marginalidade. Por conta dessa opção, a bandeira da reforma agrária continua na agenda dos movimentos sociais cem anos depois da morte de Joaquim Nabuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário