O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 10 de março de 2012

Homofobia avança com disfarces


O fenômeno representado pela homofobia aumenta pelo planeta
http://imagecache2.allposters.com/images/BRGPOD/96392.jpg
e mostra as ambiguidades ético-morais presentes em estados laicos cujas constituições democráticas proclamam a igualdade e repudiam a discriminação derivada de orientação sexual. Chamo a atenção para dois recentes episódios discriminatórios, ambos disfarçados com tinta de matiz farisaica.
Dalla e Alemanno


Dalla e Alemanno
Um silêncio vergonhoso. A Igreja quase conseguiu sepultar o conhecimento de que Lucio Dalla, 69 anos, era homossexual e mantinha um relacionamento amoroso de mais de dez anos com o talentoso autor, ator, diretor teatral e fotógrafo pugliese Marco Alemanno, de 32 anos. Dalla nasceu e vivia em Bolonha 

(Wálter Fanganiello Maierovitch)
http://lh3.ggpht.com/_RZGeHCdz1PQ/TTMBh-KYkiI/AAAAAAAAB_I/kG31pTJyXg4/IMG_18654.jpg
Bolonha,Espanha
Uma das incivilidades ocorreu em Bolonha, por ocasião dos funerais na gótica Basílica de São Petrônio, do aclamado Lucio Dalla, cantor, compositor, poeta e arranjador musical. Numa Bolonha de arquitetura deslumbrante, com cem torres e 35 quilômetros de pórticos. 
http://farm7.static.flickr.com/6139/5999951946_4771330818.jpg
Onde foi fundada, em 1088, a primeira universidade do Ocidente e que rejeita, nas urnas, os candidatos de perfil filo-fascista. Dalla nasceu nessa cidade, como o cineasta Passolini e, no século XIV, o papa matemático Gregório XIII (1572-1585), autor do nosso calendário bissexto.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/50/Gregory_XIII.jpg/250px-Gregory_XIII.jpg
Papa Gregório XIII
A outra ocorrência foi protagonizada pelo conselho representativo do centenário Club Athlético Paulistano (CAP) e vitimou um casal de médicos homossexuais, Ricardo Tapajós e Mário Warde Filho. 
http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/02/28/medico300.jpg
Ricardo Tapajós e Mário Warde Filho
Ao dar prevalência ao estatuto social, o CAP derrogou a Constituição republicana de 1988 e fez tábula rasa à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que, legitimamente, é o guardião da nossa Lei Maior.

Essa decisão surpreende. O clube conta no seu quadro associativo com destacados defensores do Estado de Direito e já teve, num passado recente, vultos que lutaram heroicamente pela prevalência constitucional. 
http://flanelapaulistana.com/wp-content/uploads/2008/07/revolucao-constitucionalista.jpg
Refiro-me à Revolução Constitucionalista de 1932, o maior movimento cívico da história desse estado bandeirante. 
http://blogdojoao.blog.lemonde.fr/files/2011/07/MMDC-cartaz-3.jpg
Esses antigos associados, acusados à época de separatistas pelos chamados “aliancistas” e membros do então partido Democrático de São Paulo, devem estar a afundar de vergonha nas suas covas em face da recente decisão de afronta à nossa Lei Magna.
http://m1.tnonline.com.br/0312/foto_29671_600,400,index.jpg
Com efeito. Lucio Dalla faleceu em 1º de março de 2011, durante uma turnê em Montreux (Suíça). Não deixou testamento, mas preparava a documentação para dar vida a uma fundação que seria um “laboratório para, pela música e pela arte, descobrir, preparar e lançar novos talentos”. Dalla, todos sabiam, mantinha uma relação afetiva de mais de dez anos com o talentoso artista Marco Alemanno, de 32 anos. 
http://blu.stb.s-msn.com/i/BC/3C991EB6EC27DDE178C64BE1D4B9DA.jpg
Lucio Dalla
Ele tinha fé cristã, vivia, como gostava de dizer, “in mezzo alla gente”. Era visto nos bares, restaurantes e até em igrejas a orar. Era devoto do popular Padre Pio, 
http://www.paroquiasantocristodosmilagres.org/imagens/saopiodepietrelcina_003.jpg
Padre Pio, o  herdeiro espiritual de São Francisco de Assis
Nota do Blog
  Em 23 de setembro, a Igreja celebra a Memória de São Pio de Pietrelcina, frade capuchinho e sacerdote, que faleceu no ano de 1968.
É conhecido como o único sacerdote a portar os estigmas visíveis (que antes foram invisíveis), já que o Servo de Deus Pe. João Baptista Reus, jesuíta, também recebeu os invisíveis.
Esses dois santos têm muito em comum, tanto nos estigmas quanto na Missa. E viveram praticamente no mesmo período, sendo que o alemão feito brasileiro ( Pe. Reus), morreu na década de 40, 21 anos antes do Padre Pio.


considerado como falso taumaturgo pelo papa João XXIII, mas já conduzido à glória dos altares como santo da Igreja.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLcExBCHGDmrQRWYdRFxapLiTnNnNW7GlzlyXh5A5j4yO2ELu3dMHdXARXHgG0D8YN_d53My8sRG5jS4rx1kOn3YjipNTgueAEY854042GXX37ZSBVUGH8x99DDZ6-o9MX49dZTf6wpy1q/s1600/S%25C3%25A3o+Padre+Pio+%252831%2529.jpg
Padre Pio
Por evidente, interessava à Igreja velar o corpo de Dalla: 30 mil pessoas passaram pela basílica para o último adeus. 
http://margaritasemcensura.com/wp-content/uploads/2012/03/0403fs7.jpg
Enterro de Lucio Dalla
E interessava a ponto de abrir exceção diante das rígidas proibições do tempo da Quaresma, onde santos são cobertos e celebrações suspensas. Diante da exceção aberta, exigências eclesiásticas restaram impostas, em especial o silêncio sobre a união estável Dalla-Alemanno. 
http://www1.pictures.zimbio.com/gi/Lucio+Dalla+Funeral+Service+sPZeXXTKi7Dl.jpg
Também não se pode tocar as músicas de Dalla: num dos seus sucessos, Caro Amico Ti Scrivo, consta que “cada um fará amor com quem quiser”. 
http://www4.pictures.zimbio.com/gi/Marco+Alemanno+Lucio+Dalla+Lies+Repose+Palazzo+NfhS_XgYSo4l.jpg
Alemanno, declama a poesia em homenagem a Dalla
Outra exigência foi Alemanno passar como amigo de família. Assim, teve permissão para ler a poesia Le Rondine (As Andorinhas), do falecido convivente Dalla.
http://www.lanostratv.it/wp-content/uploads/2011/06/lucia-annunziata1.jpg
Lucia Annunziata
A hipocrisia acabou desmontada pela jornalista Lucia Annunziata, que já presidiu a RAI, televisão estatal. Disse ela que os funerais estavam a representar um dos exemplos fortes do que significa ser gay, numa referência à Itália sob influência vinda do outro lado do Tevere, ou seja, da Santa Sé: “Enterra-se com rito católico desde que não se propale o fato de o falecido ter sido gay”. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiu4XUlBKij6A7XY72cOCyobRwCvuWgR_yZxy8cUTxNNcUlyhVG-0ZkaaPnd1QyMvu7wF7Yr6fkZVTovw86qLaKXTVqRPhqN5sVz6tfiBFy0QPROEt1tu60HY-joBqslakXsYPUGcJP39s/s400/papa_ratzinger07.jpg
Ratzinger
O papa Ratzinger já deixou patente a intolerância da Igreja, embora tivesse tentado consertar a colocação de considerar o homossexualismo uma doença. Esse caminho obscurantista ainda é trilhado no Brasil pelos evangélicos, que acabaram de receber o Ministério da Pesca para refrear o fanatismo, embora continuem a querer do governo postos psiquiátricos para reversão da orientação sexual considerada pecaminosa.
http://marcelocrivella.com.br/site/wp-content/uploads/2012/02/predios.jpeg
Ministro Marcelo Crivella, da pesca
No caso do médico Tapajós, que não obteve sucesso na tentativa junto ao CAP de colocar como seus dependentes o companheiro e a filha deste, o juiz Zarvos Varellis, ao decidir a lide processual instaurada, lembrou que o STF reconhece como entidade familiar, à luz dos direitos fundamentais da Constituição, a união estável entre pessoas do mesmo sexo. 
Para o CAP, onde se quer que o estatuto prevaleça à Constituição, união estável só entre homem e mulher. Certamente, terão os conselheiros as bênçãos de Ratzinger e da bancada evangélica do nosso Parlamento. 
http://www.globalframe.com.br/gf_base/empresas/MIGA/imagens/7029C3C186148B6429C2F072AD1DAB3C3C7D_proclamacao-da-republica.jpg
A propósito, convém recordar o observado pelo desembargador Francisco de Paula Sena Rebouças, na sua recém-lançada obra Uma República Provincial (Ed. Manole), “somos herdeiros de uma cultura autocrática que, a partir do absolutismo monárquico, passou pelo mandonismo do senhor das terras e dos escravos, pela prepotência das botas e seus maquiavélicos tacões”.


Wálter Fanganiello Maierovitch
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário