O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Tribunal de Haia condena militar congolês por recrutar crianças

http://static-spitsnieuws.nl/sites/default/files/imagecache/article_image_node_main/LubangaVerdachte14maa.jpg.crop_display.jpg
Thomas Lubanga Dyilo,criminoso de guerra condenado pelo TP
O Tribunal Penal Internacional considerou o congolês Thomas Lubanga Dyilo culpado nesta quarta-feira, em sua primeira decisão após uma década de trabalho em grande parte limitado à África, enquanto casos também importantes do Oriente Médio e da Ásia permanecem fora de seu alcance.
http://static01.zapaday.com/images/content/full_7ceba06b0601b4746ea39c18550dafb7.jpg
Criança 'soldado' instrumentalizado pelo criminoso Thomas Dyilo
Governos e grupos de direitos humanos fizeram acusações de crimes de guerra contra o presidente sírio, Bashar al-Assad, que lidera uma repressão sangrenta às manifestações pró-democracia em seu país.

Mas o Tribunal Penal Internacional é incapaz de agir porque a Síria não é signatária e o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas não teria como concordar com um encaminhamento da ação. 
http://s1.jrnl.ie/media/2012/03/PA-6565466-310x415.jpg

Lubanga foi considerado culpado pelo recrutamento e envio de crianças como soldados durante um conflito de cinco anos até 2003
Estima-se que 60 mil pessoas foram mortas.
"A câmara concluiu que a acusação provou além de qualquer dúvida razoável que o senhor Thomas Lubanga Dyilo é culpado de recrutamento e alistamento de crianças menores de 15 anos", afirmou o magistrado-presidente Adrian Fulford. 
http://media.avisen.dk/billeder/krigsforbryderdomstolen-i-haag_1204787_26.ashx
Criança eram recrutadas 'no laço' por soldados de Lubanga

Thomas Lubanga "era essencial para um plano comum de alistar e recrutar meninas e meninos com idade inferior a 15", Fulford disse.
http://files.gestionradioqc.com/news/picture/2012/03/14/20120314Z9F48V_460.jpg
Menino 'soldado' patrulha as ruas.

Lubanga, 51 anos, foi detido há seis anos e enfrentou três acusações de crimes de guerra. Ele pode pegar até prisão perpétua, embora a sentença não será aprovada imediatamente. Um recurso pode ser apresentado no prazo de 30 dias.
http://cdn-wac.emirates247.com/polopoly_fs/1.448502.1331737817!/image/3952132425.jpg
Thomas Lubanga Dyilo,cometeu vários crimes contra a humanidade
Lubanga, que vestia uma túnica branca tradicional africano e boné, sentou-se calmamente na sala do tribunal enquanto a sentença foi lida. Ele negou todas as acusações. 
http://blogs.estadao.com.br/jt-radar/files/2011/04/costa-marfim.jpg
Laurent Gbagbo  - fazendo 'cara de coitadinho' - no momento de sua prisão

Uma condenação pode ajudar a dar um impulso a outros casos importantes, como aquele contra o ex-presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo, acusado individualmente de crimes contra a humanidade, como assassinatos, estupros e outras formas de violência sexual e perseguição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário