Em Belém, a abertura da primeira grande janela aberta proporsionando aos seus cidadãos visão para a Baía do Guajará, ocorreu na rua Marechal Hemes, no final dos anos noventa, durante a administração do então prefeito Edmílson Rodrigues. A retomada pelo poder público e a criação do Espaço Ver-O-Rio, foi um fato que representou - e representa - um marco importante na luta ainda inacabada do povo paraense (em especial daqueles que habitam na capital) em favor do seu direito humano e universal, de contemplar e usufruir as belezas do único rio que banha a sua querida e quatrocentona cidade.
Espaço Ver- O-Rio |
Poucos sabem mas, foi exatamente neste local que o indômito piloto lusitano, Gago Coutinho, parceiro de Sacadura Cabral, no início do século XX, atracou seu hidroavião, após um voo histórico após cruzar o atlântico.
Espaço Ver-o-Rio - Belém do Pará |
É uma atitude civilizatória consciente de incontestável valor, o ato de lutar pelo direito á preservação da nossa história, e essa bandeira não pertence individualmente a ninguém: é uma obrigação e, acima de tudo, um dever moral de todos os que amam verdadeiramente Belém, incluindo os que aqui não nasceram, mas adotaram essa terrinha com o coração, para viver e somar o sonho da construção das novas e futuras gerações.
O desmonte dos armazéns da Doca como desejam os tecnocratas da CDP, com o objetivo de transformar o espaço em pátio de manobra, depósito de contêineres e área para estacionamento de megas e pesadas carretas, contempla somente os conhecidíssimos interesses, absolutamente subversivos ao bem estar comum, transformação que atenderia fortemente aos anseios da parte de grupos poderosos que tudo farão para que isso ocorra. Obra que, caso venha a ser nefastamente perpetrada, beneficiará em nível mercantil, empresarial e financeiro, essa minoria, contrariando os interesse da maioria da população.
Por essa razão, esse velho comunista aqui, saúda - ao estilo do poetinha Vinícius de Morais - todos os atores positivamente envolvidos no combate ao desmonte da nossa história: Saravá !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário