O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

I Congresso dos Estudantes da UFOPA !



Acontecerá na próxima semana (de 17 a 19/06) o I Congresso dos Estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (CONEUFOPA). Com o tema "(Re) construindo uma Universidade no interior da Amazônia", o evento representará um marco na organização estudantil da UFOPA.
De acordo com Nery Júnio Araújo Rebelo, coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes da UFOPA, a realização do Congresso é um compromisso da atual gestão do DCE, que foi eleita em Assembléia em novembro de 2010 para representar provisoriamente os acadêmicos da instituição. No CONEUFOPA, será aprovado o estatuto do DCE e serão realizados encaminhamentos para as primeiras eleições diretas da entidade.
O Congresso debaterá temas relacionados à situação da UFOPA, como as problemáticas do modelo acadêmico de ciclos adotado este ano e a ausência de uma política de assistência estudantil na instituição. As políticas de educação superior implementadas pelo Governo Federal nos últimos anos e os desafios do movimento estudantil frente à atual conjuntura nacional também serão objeto de reflexão do corpo discente no I CONEUFOPA.
Nery Júnio afirma que o principal objetivo do Congresso é "fortalecer o movimento estudantil na nossa Universidade, estimulando a participação dos estudantes na discussão e proposição de políticas para a UFOPA e para o DCE".
As atividades do primeiro dia do CONEUFOPA (17/06) ocorrerão no Auditório do 3º piso do Hotel Amazônia Boulevard, próximo às salas provisórias do CFI; nos demais dias (18 e 19/06), o Congresso terá como local o Auditório do campus Rondon da UFOPA.
Confira no 'Mais informações' a programação do I Congresso dos Estudantes da UFOPA.
Para maiores detalhes do evento: Nery Júnio Rebelo (DCE-UFOPA) - (93) 9115-0372.

PROGRAMAÇÃO DO I CONEUFOPA
Sexta-feira (17/06)

 → 9h às 19h – Credenciamento
→ 14h às 14:30h – Aprovação do Regimento do Congresso
→ 14:30h às 15h - Mesa de abertura
→ 15h às 17h - Painel de abertura: UFOPA, (Re) Construindo uma Universidade no interior da Amazônia. Debatedores: Prof. Dr. Hélio Moreira (ICS/UFOPA) e Prof. Dr. Aluízo Leal (Economista/UFPA)
→ 17h às 18:30h - Grupos de discussão
→ 19h às 21h - Debate: A UFOPA e os grandes projetos na Amazônia.
Debatedores: Prof. Msc. Enilson Sousa (Geógrafo, UFOPA), Cândido Cunha (Servidor do INCRA) e Frente em Defesa da Amazônia (FDA).
→ 21:30h – Programação cultural


Sábado (18/06)
→ 9h às 12h – Oficinas
1) História da Cabanagem no Baixo Amazonas
2) História do movimento estudantil brasileiro
3) A construção de hidrelétricas na Amazônia
→ 14h às 16h - Debate: Os desafios do movimento estudantil nacional
Debatedores: Representantes da UES, ANEL e Romper o Dia!
→ 16h às 17:30h - Grupos de discussão
→ 18h às 20h - Debate: Reforma universitária do governo Lula/Dilma: avanço ou retrocesso?
Debatedores: William Mota (Sociólogo e mestre em educação pela UFPA), Prof. Msc. Everaldo Portela (Sociólogo, docente da UFOPA) e Prof. Dra. Raimunda Monteiro (vice-reitora da UFOPA).
→ 21h – Programação cultural


Domingo (19/06)
→ 9h – Plenária final (sem horário certo para o término).
→ 20h – Festa Junina dos Estudantes da UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário