O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Brasil e Colômbia querem fortalecer comércio bilateral em fórum em Bogotá


Brasil e Colômbia buscam fortalecer seu comércio bilateral em um fórum em Bogotá que será inaugurado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governante colombiano, Juan Manuel Santos.

O primeiro fórum de investimento Colômbia-Brasil contará com a presença de cerca de 500 líderes empresariais, como o CEO da América Latina do Banco Itaú Unibanco, Ricardo Marino, e o presidente de Votorantim Siderurgia, Albano Chagas Vieira e, autoridades políticas, como o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, e a secretária-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), María Emma Mejía.

O objetivo do maior encontro empresarial realizado entre os dois países é o de analisar as oportunidades de negócio oferecidas por cada país em um momento em que ambos experimentam um forte crescimento econômico.

Para isso, a programação será composta por cinco conferências que aprofundarão sobre o cenário dos setores de infraestruturas de transporte e telecomunicações, mineração e energia, serviços financeiros e agribusiness.

Nos debates participarão os ministros brasileiros de Comunicações, Paulo Bernardo, e de Planejamento, Miriam Belchior, assim como os ministros colombianos de Comércio, Indústria e Turismo, Sergio Díaz Granados, e de Minas e Energia, Carlos Rodado Noriega, entre outros.

Algumas das categorias mais promissoras são, segundo o BID, mineração, alimentos, química, plástico, bens metálicos, têxteis e maquinaria.

O comércio bilateral entre Brasil e Colômbia quadruplicou desde 2004, até US$ 3 bilhões anuais, segundo um estudo do BID, um número que, no entanto, representa apenas 0,7% da troca total de ambos países com o resto do mundo. "A falta de infraestrutura física que conecte os dois países é um dos principais fatores que impede um maior troca bilateral", aponta dito relatório.


Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário