O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

JATENE CRAVOU UM PUNHAL ENFERRUJADO NAS COSTAS DO REI MOMO

É triste para a família paraense  reconhecer que, a sua chamada 'Radio Cultura', em plena quadra carnavalesca, ofereça para os seus ouvintes nesta bela manhã ensolada de sábado, uma programação com cara de segunda-feira; pobre de responsabilidade histórica e totalmente desconectada com o presente reinado de momo. 
A contra ponto esta sendo feito pela Radio Clube AM que, tão logo amanheceu o dia, passou á abençoar a população com as mais tradicionais marchinhas,cheias de alto astral e boas lembranças, enchendo de alegria as casas, as ruas e desestressando os motoristas que seguem nos carros estrada á fora no rumo das praias e igarapés. 

Tudo bem que a Rádio Cultura hoje tocassem os funk's do Bochecha e breguinhas chics, entre outras 'semgraceiras',  se isso não fosse prejudicial para o alavancar a industria do turismo em nosso Estado. 

Sim, já que, desta forma descuidada, esta contribuindo negativamente para retirar do fundo do limbo em que se encontra o nosso que é o mais 'michurúca' e vergonhoso carnaval realizado entre as principais capitais do Brasil; falo  do acéfalo e azarado carnaval de Belém do Pará. 
É do conhecimento geral que o arremedo de 'carnaval' daqui, se aiinda existe, deve-se exclusivamente á resistência titânica de alguns abnegados dirigentes que, conscientes e empedernidos, nesta época fazem das tripas coração e vendem até as cuécas para colocar os seus blocos na rua, como por exemplo: os do Rancho 'Não Posso Me Amofinar', paixão do bairro do Jurunas; o Bole-Bole  xodó e tradição do Guamá;

o 'Quem são eles', orgulho do Reduto e Umarizal; O 'Império Pedreirense', o amor da Pedreira, entre outras agremiações muy heróicas da Cidade Velha e Icoaracy, que desfilarão altivos na eterna Aldeia Cabana David Miguel. 
Quem assistiu ontem a noite na TV a transmissão da largada do carnaval em Recife, Olinda, Salvador e até São Luis do Maranhão - deixando de fora Rio de janeiro e São Paulo -  sabe exatamente do que eu estou falando. 

São os governantes e suas particulares visões que determinam mais investimentos ou não, peso ou pena, nesta balança onde o sucesso ou fracasso, em parte, depende da vontade política daquele que esta no trono com o cedro do poder em mãos. Até agora estamos perdendo. 
A pergunta que não quer calar: Se Jatene não se interessa em estabelecer uma clara política cultural para o Estado do Pará  - que necessariamente seria expressada na programação estabelecida por seus comandados na 'grade' da Radio Cultura -  se interessaria de fato pelo fortalecimento do turísmo em território papa-chibè?, sabedor que é o economista que trata-se de incrementar um fator gerador de emprego e renda

A viva impressão que ficou hoje - não sei se amanhã vai mudar -  para os frustrados ouvintes da Radio Cultura do Pará ligada a FUNTELPA - colocada por Simão nas mãos de seu cunhado Ney Messias e da bela Adelaide  -  é: que a emissora não esta, ou não se sente obrigada em divulgar ou, preservar  tradição nenhuma; jogou a toalha e resolveu cravar um punhal enferrujado na imensa costa do rei Momo. Estaria precisando de uma nova direção mais competente e afinada com todo um conjunto de realidades?.

3 comentários:

  1. Como é que pode tocar so porcaria??.Tambem tivemos que fugir da cultura. A programação tava uma mesmice só.VIVA O CARNAVAL!!!!!.

    ResponderExcluir
  2. O carnaval de Belém não passou de um arremedo.Foi na verdade um verdadeiro fiasco em parte pela falta de apoio decisivo do governo do Estado que preferiu investir 5 chorados bilhões no carnaval da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, "pra incentivar o turismo em nosso Estado". Será q esse cara ñ esta careca de saber que p/ que tenhamos turísmo,primeiro temos que ter o que mostrar???.Com o apoio dessa verba o carnaval do Pará teria sido destaque em todo o planeta.Filhos da Mãe!!!

    ResponderExcluir
  3. SIMBOLO "VIVO" DO COMUNISMO NA REDE CULTURA(?) DE COMUNICAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ - FUNTELPA
    http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2014/07/simbolo-vivo-do-comunismo-na-rede.html

    ResponderExcluir