O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Morte brutal - modelo, advogada, inteligente e ambiciosa: quem era a namorada de Oscar Pistorius

Ela
Reeva Steenkamp (Foto acoma)  tinha 29 anos e disse no Twitter na véspera de ser morta: “É um dia de amor para todos”.

Num olhar apressado, a namorada do corredor Oscar Pistorius, Reeva Steenkamp, assassinada por ele com quatro tiros, poderia ser confundida por um desavisado com uma versão sul-africana das marias-chuteiras: loira, exuberante, à procura de um milionário para chamar de seu. Nada mais injusto.
Aos 29 anos, Reeva era formada em advocacia pela Universidade Metropolitana Nelson Mandela, em Port Elizabeth, onde cresceu (ela é de Cape Town, o Rio de Janeiro deles). Já era conhecida antes de começar a namorar Pistorius, há pouco mais de dois meses. Ela mesma se definiu assim: “modelo da África do Sul, garota da capa, formada em direito, filha de Deus”. Linda, logo chamou a atenção dos caça-talentos das agências e acabou se encaminhando para a carreira de modelo. Causou um furor quando surgiu de biquíni na edição africana da revista masculina FHM. Era a face dos produtos Avon em seu país. De acordo com sua agente, Sarit Tomlinson, Reeva gostava de romper com o estereótipo de modelo. “Ela era muito inspiradora e passional quando falava dos direitos das mulheres”, conta.
Numa profissão em que moças como Gisele Bündchen só conseguem falar de Gisele Bündchen, com resultados eventualmente catastróficos quando saem dessa agenda, ela era diferente. Reeva usava as redes sociais para se manifestar. “Use preto nesta sexta-feira contra o estupro das mulheres”, escreveu.
Reeva nas páginas da FHM
Reeva nas páginas da FHM
Acabara de conseguir uma participação no reality show de aventura Tropika Island of Treasure, cuja estreia é neste fim de semana. Apesar dos vizinhos comentarem ter ouvido gritos vindos do apartamento em outras ocasiões, os dois aparentemente se davam bem. Eram o equivalente ao casal Beckham para os sul-africanos. Numa entrevista recente ao jornal Sunday Times, afirmou que o namorado era “um homem impecável, de grande coração”. Um dia antes de ser alvejada na cabeça e na perna, ela tuitou: “O que você tem na manga para seu amor amanhã???”, referindo-se ao Dia dos Namorados. Um amigo respondeu e ela devolveu: “Parece sensacional! Uau, é disso que se trata! É um dia de amor para todos :) que seja abençoado!”

O casal 

A alegação do corredor, de que achava que sua casa havia sido invadida, já foi descartada pela polícia, que trabalha com a hipótese do crime passional. O caso de Reeva e Pistorius remete ao de OJ Simpson e Nicole Brown e também ao de Dorothy Stratten, a ex-modelo e playmate assassinada pelo namorado Paul Snider. A tragédia rendeu um filme de Bob Fosse, Star 80. Momentos antes de dar-lhe um tiro de escopeta calibre 12, Snider diz para Dorothy: “Juntos, podemos ser alguém”. Pistorius ainda não deu entrevistas.

Kiko Nogueira no DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário