O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 4 de março de 2013

A FORÇA DO RÁDIO - HELDER BARBALHO DA A SUA CARTADA RUMO AO PALÁCIO DOS DESPACHOS





O dia de hoje marcou  a estreia pela Radio Clube do Pará AM, o "Programa Helder Barbalho". Uma surpresa para alguns já que, o até agora mais importante herdeiro politico do clã Barbalho, nunca havia se servido de maneira específica, planejada e organizada das ondas do radio quanto 'opção numero um' para massificar presença e divulgar sua imagem por todos os municípios do reino papa-chibé, inclusive nos rincões mais afastados incrustrados neste planeta verde de rios e florestas, onde muitas vezes a única opção de comunicação com a civilização, consiste num radinho de pilhas ligado em cima de uma pilha de peixe seco, ou de um paneiro de açaí na canoa...

A estratégia faz parte do processo eleitoral que envolve a disputa por cargos majoritários em 2014, especialmente para a chefia do governo do Estado do Pará, movimento que acontece initerruptamente durante todos os meses do ano mas, faz um tempinho, definitivamente agora esta 'bombando' a pleno vapor.



A FORÇA DA RÁDIO



Segundo propaga  - feito um mantra -  um folclórico radialista que, por muitos, é tido como um dos mais fiéis 'cão de guarda' do senador Jader Barbalho,  a emissora matem á mais de uma década o primeiríssimo lugar no IBOPE.



E, por fazer parte do jogo, é por essas grandes ondas curtas e médias que o seleto 'núcleo duro'' que pensa as ações do pré candidato ao governo do Estado, Helder, pretende faze-lo surfar até o prazo legal permitido pela lei eleitoral, fazendo assim poeira para os olhos de quaisquer adversários, principalmente para o atual governador Simão Jatene, que tentará se reeleger.



Jatene deverá receber apoio incondicional do clã Maiorana, proprietários das Organizações ORM, ligados a Rede Globo e arqui-inimigos do Barbalhos,



que, por sua vez, são os proprietário do sistema Rede Brasil Amazônia, retransmissor do sinal da Rede Bandeirantes que envolve um forte império de comunicação, da qual faz parte a radio escolhida pelo mais novo comunicador Helder Barbalho...



De fato, nesta faixa AM, a radio comandada pela família de Helder -  é uma das mais antigas rádios do Brasil, rumando para os noventa anos de existência, que também é conhecida PRC-5 -   tradicionalmente joga bastante' peso' na retransmissão de esporte, com foco quase exclusivo no futebol regional, alimentando diuturnamente e, insuflando a gigantesca e apaixonada  rivalidade entre os torcedores do clube do Remo e do Paysandú, principais times de futebol da região norte. 



A programação da rádio inclui uma excelente grade de jornalismo de rua, cobrindo ao vivo desde o início da manhã a situação do transito caótico da capital, interagindo com os motoristas através das redes sociais, que são convidados a participar dando dicas sobre pontos de congestionamentos e acidentes. Também noticiando com bastante sensacionalismo os crimes praticados em qualquer ponto da capital, formula populêsca imbatível que atrai bastante audiência em todas as classes.

A FARÇA DO RÁDIO



A famosa radio CBN que no Pará esta abrigada no muito elitista Sistema Liberal de Radio e TV, que tenta fazer o contraponto com a Rádio Clube barbaliana, aqui em Belém é um fiasco: não emplacou o esperado sucesso que faz no resto do país. 



Especula-se que, por ser bastante distanciada do espírito do cidadão paraense comum. Prevalece nesta emissora um estilo 'nariz empinado' que cheira a um dondoquísmo piegas... 



Parece que nesta radio todo mundo imposta a voz como fosse um espécie de robozinho do conhecido radialista e comentarista S. Sardenberg, que, tem como estilo, fazer uma pausas forçadas, um 'breque' que se tornou sua marca registrada. 



A radio CBN peca também por transmitir notícias inúteis e absolutamente hilárias para o interesse  dos paraenses, tipo: engarrafamento no rodo anel da capital paulistana, o boletim meteorológico de santa Catarina, do Rio de Janeiro e, claro, de São Paulo... 



De quebra, os programas que incluem entrevistas com cronistas, comentaristas, articulistas e outros 'istas' mais,   - quase cento e um por cento comentaristas da Globo - , é como se  estivessem  transmitindo para a região sudeste.

Resumindo:  a radio nao fala na língua paraensês, não tem personalidade e não vai ser capaz de alterar um milímetro os rumos da politica partidária no Pará. 



Neste ponto o PMDB de Barbalho - que deverá coligar com o PT no segundo turno -  até o momento é a promessa mais a altura para enfrentar o PSDB que atualmente governa: o Estado, a capital Belém, além do segundo maior município paraense, Ananindeua. 



Nem é preciso ser inteligente para perceber que, quem detém o controle de tão poderosas 'máquinas' eleitorais, pode expre$$ar um bocado de força; mas, estamos somente no começo. 



Outra questão que esta sendo colocada é relacionada a frágil situação de saúde de Simão Jatene,  que estes dias esteve internado na capital paulista e apresenta necessidade de redobrar os cuidados com o seu coração.



Hoje ouvimos apenas o finalzinho do novo programa do virtual pré-candidato ao governo do Estado e, em nada surpreendeu. Amanhã falaremos mais sobre, já que as coisas mudam...




6 comentários:

  1. Assim fica parecendo que o único candidato de oposição aos tucanos é o Helder.É prematuro pra qualquer um dizer que o PT vai se aliar ao PMDB no segundo turno.Em primeiro lugar porque o PED (processo de escolha direta do PT) ainda não ocorreu para definir nenhuma estratégia neste sentido.Tudo oque for dito sobre o futuro é falso. Em segundo lugar meu companheiro, o PT pode fechar com uma chapa de esquerda puro saugue e não marchar no segundo turno com o PMDB uma vez que a diferença e ranço entre os dois aqui no Pará,diferente do cenário nacinal, é de guerra, onde as feridas abertas durante a trairagem dos barbalhos durante a reeleição da Ana Júliaainda esta viva bastante. Se rádio ganhasse eleição, o oportunista do Jeferson Lima do PP era hoje o prefeito de Belém,concorda?. o PT tem nomes fortes com cheances de reconquistar o governo como o do deputado Paulo Rocha,Beto Faro,Puty e Maria do Carmo e Zé geraldo,entre outros, que não vão entregar o jogo de mão beijada tipo um cheque em branco. Por favor,Não tumultue nem se precipite em suas avaliações.

    ResponderExcluir
  2. Ao anônimo das 14:11 - O PED é um fator decisivo que,neste instante,habita o plano do futuro.O post trata de fatos do presente.Avaliamos que deverá haveu uma composição PT/PMDB e não vemos nisso nehuma tentativa de "tumultuar" o processo...

    Obrigado pela visita.Mande sempre.

    ResponderExcluir
  3. Tem gente pra caramba que até agora esta achando que a derrota que o Edmilson Rodrigues sofreu pro Zenaldo foi consequencia do desastre do governo Ana Júlia, que abalou a confiança na q a população tinha na esquerda do pará.Não vejo a menor possibilidade do PT lançar um candidato competitivo pra fazer sombra pro Elder Barbalho ou Jatene.O furo deste casco é grande e mais embaixo.

    ResponderExcluir
  4. O Helder que se prepare para pegar uma surra se se meter a disputar o governo do estado.Acho que ele vai embarcar numa fria porque ainda não estava maduro pra esse voo.Primeiro,tá mais do que provado q o sua gestão em Ananindeua foi porrudamente medíocre,não tendo deixado nenhuma grande obra que fosse marca da sua passagem.pelo contrário, Prmeteu p/ exemplo á população na televisão que iria levar a ciclovia da Almirante barroso até o centro de Ananindeua,não tendo feito ou tentado cumprir aquilo q prometeu. Acabou indo na contra mão e deixandocomo principal herança do seu governo o estressante pior e mais mortal transito da história do País.Criou um pronto socorro de dipirona,não tendo deixado a saúde melhor que a q existe no Haiti,o cidadão de Ananindeua q ñ cuidar de ter a vida salva em Belém,em Ananin morre. Se esse cara não conseguiu se destacar com o apoio total do Lula,Dilma,da grande mídia,dos grandes recursos passados p/ governo federal,como pode se achar bem na foto p/ governar o Pará???. Vai levar ferro,o bonitinho!!!

    Toquinho

    ResponderExcluir
  5. Eduardo qual é a possibilidade de uma aliança Helder Paulo Rocha no primeiro turno? Abraços

    ResponderExcluir
  6. Ao leitor das 16:20. Desculpe a demora em responder. Mano (a),penso que o PT dificilmente deixará de sair com um nome próprio no primeiro turno, já que a legenda tradicionalmente arranca em nível de intenções de votos com uma força em torno de 20% do eleitorado e, em quaisquer circunstancias,será uma espécie de 'fiel da balança'... Essa chapa - Paulo/Heder - poderia ser a ideal se dependesse apenas da vontade de ambos,que pensam parecido.Mas ocorre que, em nível partidário,esse intendimento é conflituoso em razão da ainda forte disconfiança existente entre essas decisivas forças politicas. A tendência é que esta aliança ocorra - fatalmente - somente no 2º turno, uma vez que, nenhum candidato do PT,PMDB,ou tucano, tem cacife para levar no primeiro turno. Um abraço!. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir