O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 19 de março de 2013

BUCANEIROS GO HOME!


Veteranos das Malvinas ateiam fogo a bandeiras do Reino Unido
Por que a reivindicação da Argentina sobre as Malvinas é legítima

Na maior parte do tempo, as autoridades britânicas reconhecem a relativa fraqueza da sua posição.

Em novembro de 1968, viajei para as Malvinas com um grupo de diplomatas no que foi a primeira e última tentativa da Grã-Bretanha de tentar um acordo sobre as ilhas. Mr. Chalfont, então no gabinete das Relações Exteriores, foi o líder da expedição. Ele teve a árdua tarefa de tentar convencer os 2 mil habitantes da ilha de que o império britânico podia não durar para sempre – e que eles deveriam ter a noção de que seria melhor ser amigável com o seu vizinho próximo, a Argentina, que há muito tempo reivindicava as ilhas. Este foi o momento em que a Grã-Bretanha estava abandonando a sua política “a leste de Suez” por razões financeiras, e pensando em formas de liquidação dos resíduos do seu império.
Nós já tínhamos deportado à força os habitantes de Diego Garcia, em 1967, sem muita publicidade hostil, e os estabelecemos nas ilhas Maurício e Seychelles, entregando suas ilhas para os norte-americanos construírem uma base aérea gigante. As Falklands foram as próximas da lista. Talvez os ilhéus pudessem ter recebido dinheiro para criar fazendas de ovelhas na Nova Zelândia.
Em pouco mais de dez dias, visitamos cada fazenda nas duas ilhas principais. Nós fomos recebidos em todos os lugares com as mesmas mensagens: “Chalfont Go Home” e, às vezes, “Queremos continuar britânicos”.
Os ilhéus foram inflexíveis. Eles não queriam nada com a Argentina, e Chalfont deixou-os com a promessa de que nada aconteceria sem o seu consentimento. Quatorze anos depois, em 1982, a Grã-Bretanha e a Argentina estavam em guerra por causa das ilhas, e quase mil pessoas perderam suas vidas. As pessoas às vezes me perguntam por que os argentinos fazem tanto barulho sobre as ilhas que eles chamam de Malvinas. A resposta é simples. As Malvinas pertencem à Argentina. Só aconteceu de elas serem capturadas, ocupadas, povoadas e defendidas pela Grã-Bretanha. Porque a reivindicação da Argentina é perfeitamente válida, sua disputa com a Grã-Bretanha nunca terminará. Como grande parte da América Latina está agora nas mãos da esquerda nacionalista, o governo argentino vai desfrutar de crescente apoio retórico no continente. Todos os governos da Argentina vão continuar a reivindicar as Malvinas, assim como governos de Belgrado sempre reivindicarão Kosovo.
 
O cemitério de Darwin
As Falklands foram invadidas em janeiro de 1833, durante uma era de expansão colonial dramática. O capitão John Onslow, do HMS Clio, tinha instruções “para o exercício dos direitos de soberania” sobre as ilhas, e ele ordenou que o comandante argentino retirasse suas forças. Colonos da Argentina foram substituídos por outros da Grã-Bretanha e de outros países, especialmente Gibraltar. Grã-Bretanha e Argentina têm discordado sobre os erros e acertos da ocupação britânica, e, na maior parte do tempo, as autoridades britânicas têm conhecimento da relativa fraqueza da sua posição.
Um documento do Foreign Office de 1940 se chama “oferta feita pelo governo de Sua Majestade para reunificar as Ilhas Malvinas com a Argentina e concordar com um aluguel”. Apesar de o documento existir, ele foi embargado até 2015, embora possa haver outro em algum arquivo. Foi provavelmente uma oferta para o governo pró-alemão da Argentina na época, num momento difícil da guerra, embora talvez fosse um rascunho.
Documentos recentemente divulgados lembram que James Callaghan, quando secretário de Relações Exteriores em 1970, observou que “devemos ceder algum terreno e… estar preparados para discutir um acordo”. O secretário salientou que “há muitas maneiras da Argentina agir contra nós, incluindo a invasão das ilhas… e não estamos em posição de reforçar e defender as ilhas como um compromisso de longo prazo”.
Claro, algumas pessoas argumentam que a posse física da Grã-Bretanha das ilhas faz sua reivindicação superior à da Argentina. Alguns acreditam que a invasão argentina, em 1982, e sua posterior retirada, de alguma forma invalidam sua reivindicação original.
Ironicamente, os habitantes das ilhas Malvinas são resultado de um esquema de liquidação do século 19, não muito diferente da experiência da Argentina no mesmo século, que trouxe colonos da Itália, Alemanha, Inglaterra e País de Gales para plantar em terras de índios que haviam sido exterminados. O registro dos habitantes da ilha parece um pouco mais limpo, em comparação. No entanto, a reivindicação argentina ainda é legítima e nunca irá acabar. Em algum momento, a soberania terá de estar na agenda novamente, independentemente dos desejos dos habitantes. Idealmente, as Malvinas devem ser incluídas em uma ampla limpeza pós-colonial dos territórios ancestrais. Isso seria livrar a Grã-Bretanha de responsabilidade sobre a Irlanda do Norte (quase desaparecida), Gibraltar (em discussão), e Diego Garcia (dada aos americanos), e qualquer outro lugar de que alguém ainda se lembre.
Essa política pós-colonial deveria ter sido adotada há muitos anos, e poderia pelo menos ter sido considerada quando abandonamos Hong Kong na década de 1990. No entanto, a força do revival imperial de Tony Blair sempre ecoou na imprensa popular, e essa perspectiva parece tão longe quanto estava em 1982.
Leia mais: Paraíso perdido

RICHARD GOTT no DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário