O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 15 de março de 2013

ATESTADO DE ÓBITO DO JORNALÍSTA E PATRIOTA VLADIMIR HERZOG É CORRIGIDO


__________________________________________________________________________________________________

Um novo atestado de óbito que registra a morte do jornalista Vladimir Herzog em 1975, nas dependências DOI-Codi, na capital paulista, foi entregue pelo governo brasileiro, nesta sexta-feira (15), em São Paulo.

Pelo novo documento do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), as causas da morte do jornalista foram ocasionadas por "lesões e maus tratos sofridos durante o interrogatório em dependência do segundo Exército (DOI-Codi)".

Esse resultado é contrário ao documento inicial, o qual apontava "asfixia mecânica por enforcamento" (suicídio). Segundo o Ivo Herzog, filho do jornalista.

O reconhecimento por parte do Estado pela morte de seu pai é uma grande conquista para a família. Ele afirmou que o Estado brasileiro tem obrigação de dizer como e em que circunstâncias essas pessoas morreram.


Portal Terra/free ilustration by:militanciaviva

Nenhum comentário:

Postar um comentário