O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Amazônia - Petrobras busca petróleo em Santarém, Pará


Santarém - Pará

Moradores da Comunidade de Tabocal, localizada no quilômetro 22 da rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163) vivem a expectativa da descoberta de petróleo no Planalto Santareno. 

Em bares, lanchonetes, mercantis ou na pelada do final de semana, os moradores comentam sobre o levantamento geofísico que está sendo realizado na região por uma empresa terceirizada da Petrobras.

Um campo experimental de pesquisa sobre petróleo e gás natural está sendo montado a poucos metros da rodovia Santarém-Cuiabá, no Tabocal. A pesquisa também se estende a outros municípios do planalto, como Mojuí dos Campos e Belterra. Dezenas de trabalhadores estão sendo contratados pela terceirizada para atuar no levantamento geofísico no Planalto Santareno.

Tabocal - Santarém, Pará_____________________________

O presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Tabocal, Francisco das Chagas, o “Chaguinha”, disse que a projeção da empresa terceirizada é de que a pesquisa seja realizada durante oito meses. Para ele, há grandes indícios de que seja encontrado gás natural na região do Tabocal. “O pessoal tá pesquisando o petróleo e gás na comunidade e está empregando muita gente das redondezas. Nós vamos continuar acompanhando toda a pesquisa”, garante o líder comunitário.

Em Santarém existe um escritório da empresa terceirizada, localizado na rua Álvaro Adolfo, onde diariamente, dezenas de pessoas já são vistas embarcando em ônibus, em direção ao Planalto Santareno.

A empresa mineira Georadar Levantamentos Geofísicos, que já possui licença ambiental desde fevereiro de 2012 para o empreendimento, iniciou a pesquisa da presença de gás e petróleo nos municípios de Almeirim, Santarém, Prainha e Juruti.

Samaúma.Reserva do Curupira. - Uploaded by luciano passos cruz  [<Θ>] on panoramio.com

Foto de Luciano Passos - samaumeira da reserva do Curupíra

Em artigo publicado em seu site, a empresa informa que conseguiu empréstimo no valor de R$ 143 milhões junto ao BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social -, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores de Bens e Serviços relacionados ao setor de Petróleo e Gás. Parte desse dinheiro será utilizada no projeto de pesquisas em Santarém, “que deve mobilizar 500 profissionais”, com previsão de conclusão para este ano.

De acordo com o diretor financeiro do Grupo Georadar, Luiz Nagata, em um mercado dominado por multinacionais, é muito importante para as empresas nacionais da cadeia de óleo e gás receberem um apoio financeiro para atender às demandas do setor. “Empresas estrangeiras têm acesso ao crédito fora do país. A nova linha do BNDES gera oportunidades de financiamento para as companhias brasileiras de serviços em um momento de forte demanda”, acredita.

(Dol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário