O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Republicanos assumem controle do Senado dos EUA




Os republicanos conquistaram os votos dos descontentes garantiram importantes vitórias nas eleições de terça-feira nos Estados Unidos, assumindo o controle do Senado em um movimento punitivo dos eleitores contra o presidente Barack Obama, que terá sua influência política e agenda legislativa limitadas nos últimos dois anos de mandato.
Os republicanos venceram em Estados onde os democratas eram favoritos, como na corrida pela vaga no Senado na Carolina do Norte, ganharam em disputas acirradas, como na batalha pela cadeira ao Senado no Kansas, e elegeram governadores em Estados favoráveis aos democratas, como a base política de Obama, Illinois.

Eles também reforçaram o controle sobre a Câmara dos Deputados. Quando o novo Congresso tomar 
posse, em janeiro, os republicanos estarão no comando das duas Casas do Congresso pela primeira vez 
desde as eleições de 2006.
Obama, que foi eleito pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012, chamou os líderes democratas e 
republicanos no Congresso para discutir na próxima sexta-feira o novo cenário político dos EUA.
O senador republicano Mitch McConnell, de Kentucky, que coseguiu um novo mandato vencendo uma disputa acirrada com a democrata Alison Lundergan Grimes, vai substituir o democrata Harry Reid como líder da maioria no Senado.

“Algumas coisas não mudam depois desta noite. Não espero que o presidente acorde amanhã (quarta-
feira) e veja o mundo diferentemente de quando acordou nesta manhã. Ele sabe que eu também não mudarei. Mas nós temos uma obrigação de trabalharmos juntos em questões nas quais podemos 
concordar”, disse McConnell em seu discurso da vitória em Louisville.


Com apenas 30 anos de idade, a republicana Elise Stefanik tornou-se a mais jovem mulher eleita na história do Congresso americano.
 
Ela vai representar Nova York, como deputada.
Stefanik enfrentou o sexismo de seu oponente durante campanha. Num debate, ele sugeriu que Stefanik nunca tinha feito nenhum trabalho com as mãos. Stefanik respondeu com sua atuação no 
negócio da família.
As relações pessoais e amorosas de Stefanik também foram investigadas pelo adversário. 
 
Fonte: Blog do Porter

Nenhum comentário:

Postar um comentário