por : Leandro Fortes
O recente levantamento publicado pela “Folha de S.Paulo” sobre despesas de publicidade do governo federal, nos últimos 14 anos, 12 dos quais sob o comando do PT, é, ao mesmo tempo, um espanto
estatístico e um desalento político.
Foram 15,7 bilhões de reais despejados, prioritariamente, em veículos de comunicação moralmente
falidos e explicitamente a serviço das forças do atraso e da reação. Quando não, do golpe.
O mais incrível é que 10 entre 10 colunistas cães de guarda da mídia não perdem a chance de abrir a
O mais incrível é que 10 entre 10 colunistas cães de guarda da mídia não perdem a chance de abrir a
bocarra para, na maior cara de pau, acusar blogueiros de receber dinheiro do governo para falar bem
do PT.
Ainda que fosse verdade (99% dos blogueiros não recebem um centavo de ninguém), ainda assim, não
seria injusto.
Isso porque somente a Globo recebeu 5 bilhões de reais dos cofres públicos para, basicamente, falar
Isso porque somente a Globo recebeu 5 bilhões de reais dos cofres públicos para, basicamente, falar
mal do PT. Nada menos que 1/3 de todo dinheiro gasto com publicidade pelo governo federal.
E se pode, ainda, colocar mais 1 bilhão de reais por fora, valor atualizado da sonegação de impostos
E se pode, ainda, colocar mais 1 bilhão de reais por fora, valor atualizado da sonegação de impostos
com a qual a Globo está envolvida.
Sem falar na Editora Abril, responsável pelo esgoto da revista Veja.
Apesar do histórico de invencionices, o balcão dos Civita faturou quase 300 milhões (!!) de reais de
Apesar do histórico de invencionices, o balcão dos Civita faturou quase 300 milhões (!!) de reais de
grana do contribuinte para produzir lixo tóxico disfarçado de jornalismo.
Isso significa que o negócio do jornalismo no Brasil, sempre tão ávido em apontar o dedo para o
Isso significa que o negócio do jornalismo no Brasil, sempre tão ávido em apontar o dedo para o
governo, simplesmente, não vive sem o dinheiro da Viúva.
Esse levantamento reforça a tenebrosa impressão de que os governos do PT foram definitivamente
Esse levantamento reforça a tenebrosa impressão de que os governos do PT foram definitivamente
dominados pelos oligopólios da mídia de forma a garantir-lhes renda líquida e necessária, mesmo que a
contrapartida seja a fatura conhecida de todos: calúnia, difamação, injúria, mentiras, boatos,
assassinatos de reputação e ataques editoriais.
Por essa razão, tornou-se imperiosa a necessidade de se fazer, imediatamente, uma revisão geral dos
critérios de aplicação de publicidade oficial nessas máquinas privadas de sucção de dinheiro público.
Em um mundo virtual, onde a comunicação de rede trabalha com audiência de milhões de pessoas em
Em um mundo virtual, onde a comunicação de rede trabalha com audiência de milhões de pessoas em
torno de um único post nas redes sociais, tornou-se totalmente obsoleto o tal “critério técnico”, seguido
como evangelho pelo governo federal.
Está bem claro quem são os beneficiários dessa armadilha burocrática mantida intacta pelo Palácio do
Está bem claro quem são os beneficiários dessa armadilha burocrática mantida intacta pelo Palácio do
Planalto.
E, é bom que se diga, isso nada tem a ver com regulação da mídia, nem se inclui em qualquer dessas
E, é bom que se diga, isso nada tem a ver com regulação da mídia, nem se inclui em qualquer dessas
falsas polêmicas relativas a liberdade de imprensa e de expressão – tão caras a moralistas e hipócritas a
soldo das empresas de comunicação.
Trata-se de acabar com um sorvedouro de dinheiro público.
Trata-se de acabar com um sorvedouro de dinheiro público.
Jornal Nacional altera resultados da pesquisa Ibope-CNI
Luis Nassif
O Jornal Nacional divulgou na quarta à noite Pesquisa IBOPE-CNI com resultados diversos daqueles
que constam no material entregue aos jornais.
A pesquisa é trimestral. Pelo material divulgado pelo IBOPE, foram efetuadas pesquisas em junho,
A pesquisa é trimestral. Pelo material divulgado pelo IBOPE, foram efetuadas pesquisas em junho,
setembro e agora em 8 dezembro.
Pela pesquisa, a aprovação do governo Dilma subiu de 44% para 52% no período.
Pela pesquisa, a aprovação do governo Dilma subiu de 44% para 52% no período.
Já o Jornal Nacional se baseia em uma série histórica não mencionada no material. Menciona pesquisas
que teriam ocorrido em 15 de outubro, 23 de outubro e 24 de outubro e, depois, a de 17 de dezembro.
Com isso, em vez de uma recuperação da aprovação de Dilma, o JN apresentou uma suposta queda de
Com isso, em vez de uma recuperação da aprovação de Dilma, o JN apresentou uma suposta queda de
58% para 52%.
O mesmo ocorreu com o dado sobre a popularidade de Dilma.
Pela pesquisa IBOPE-CNI, o índice de Ótimo-Bom saltou de 31% para 40%; a Aprovação à maneira
O mesmo ocorreu com o dado sobre a popularidade de Dilma.
Pela pesquisa IBOPE-CNI, o índice de Ótimo-Bom saltou de 31% para 40%; a Aprovação à maneira
de governar passou de 44 para 52%; e o Indice de Confiança na presidente de 41% para 51%.
Pelos dados divulgados no Jornal Nacional, a avaliação do governo teria caído de 46% para 40%.
O JN não explicou o motivo para essa discrepância entre os dados oficiais da pesquisa e aquela
divulgada por ele.
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