O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Lenda do rock, cantor Joe Cocker morre aos 70 anos





O cantor Joe Cocker morreu nesta segunda-feira (22), aos 70 anos, informou a BBC. Nascido John Robert Cocker, no dia 20 de maio de 1944, em Sheffield, na Inglaterra, ele lutava contra um câncer no pulmão.

Joe Cocker
A notícia foi confirmada pelo empresário do cantor, Barrie Marshall, que afirmou que Cocker morreu de uma doença não revelada. "Será impossível para preencher o espaço que ele deixa em nossos corações", disse Marshall.

Uma cover e uma performance históricas Cocker ficou mundialmente conhecido por sua releitura antológica do clássico dos Beatles, "With a Little Help From my Friend". Com sua voz rouca, a música cantada originalmente por Ringo Starr ganhou uma roupagem blues e se tornou ainda mais famosa e arrebatadora. A canção conquistou o 1° lugar nas paradas britânicas e foi tema de abertura da série "Anos Incríveis", exibida na TV Cultura.
Ringo Starr
Pelo Twitter, Ringo lamentou a morte do amigo. "Adeus e Deus abençoe Joe Cocker, de um de seus amigos. Paz e amor", escreveu o baterista.

A versão ganhou uma performance histórica no Festival de Woodstock, em 1969. Em entrevista ao jornalista Pete Fornatale ele se recordou dos momentos no histórico palco: "Tivemos uma reação emocionante quando tocamos 'With a Little Help from My Friends'. Foi como um sentido maravilhoso de comunicação. Era o último número do show, eu lembro, mas senti que finalmente tínhamos nos comunicado com alguém".
Assim como na interpretação de "With a Little Help...", Cocker exibia uma intensidade física enquanto cantava, e sua presença no palco era frequentemente parodiada pelo ator e comediante John Belushi.
Trajetória

Joe Cocker
Joe Cocker começou sua carreira cantando em bares e clubes de Sheffield na década de 1960. Com o nome artístico de Vance Arnold, tocou em bandas como The Avengers e Grease Band. Em 1969 ele foi o astro convidado do programa The Ed Sullivan Show, já como cantor solo.
Entre os muitos sucessos, Cocker voltou a gravar Beatles com "She Came Through the Bathroom Window" e emplacou nas paradas as músicas "Cry Me a River", "Feelin Alright", "Unchain My Heart" e "You Can Leave Your Hat On".

Joe Cocker
Em 40 anos de carreira, Cocker também lançou os hits "You Are So Beautiful" e "Up Where We Belong" -- com essa música, um dueto com Jennifer Warnes, ele recebeu o Grammy em 1983. Em 2007, foi condecorado com a Ordem do Império britânico.

Com vinte e um álbuns lançados, o músico visitou o Brasil pela última vez em 2012, quando mostrou as canções de "Hard Knocks", seu álbum lançado em 2010. Cocker já havia se apresentado no país em 1977 e no Rock In Rio 2, em 1991. Seu último disco, "Fire It Up" foi lançado em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário