O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 12 de junho de 2012

MP 568 QUE REDUZIA REMUNERAÇÃO DOS MÉDICOS FEDERAIS VAI SER CORRIGIDA



A Medida Provisória 568 de 2012 que trata de reajustes para carreiras federais em várias áreas, e que para os MÉDICOS E DEMAIS SERVIDORES DA ÁREA DE SAÚDE do Serviço Público Federal, traria uma redução à metade dos salários por eles recebidos, contém "erro" que foi reconhecido pelo Ministério do Planejamento e pela Ministra Ideli Salvati. 
Pelo que está contido na MP, o que hoje é pago por uma jornada de 20 horas semanais passaria, segundo as entidades médicas, a ser o valor pago a quem trabalha 40 horas.
Eduardo Braga
A MP 568 está no Senado sob vistas do Senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que é seu relator, já avisou que vai apresentar emenda, criando uma Tabela Específica para os salários e que vai corrigir e acabar com a redução dos vencimentos. 

Segundo palavra do senador Eduardo Braga - "Acabamos com a tabela que veio na Medida Provisória, restabelecemos uma nova tabela para as outras categorias e criamos uma tabela específica para a carreira médica. Os médicos ficam desvinculados da tabela PST [Previdência, Saúde e Trabalho]".
Ideli Salvatti

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse que houve um "erro" na edição da MP 568 e que ele será corrigido durante a tramitação na Câmara e no Senado.

2 comentários:

  1. "Ao que trabalha, o salário não é considerado favor e sim dívida!" Lamentavelmente, a Presidenta Dilma se esqueceu ou ignorou os compromissos éticos, morais e trabalhistas que compõe o cerne do PT, partido ao qual ela é filiada. Com um discurso pró-trabalhador ela foi eleita, porém com atitudes que não refletem em nada a histórica luta trabalhista do seu partido. Confundindo autoridade com autoritarismo, esse último marcado por gestos e condutas que atropelam a lógica dos fatos. A definição mais amena e publicável para essa medida é que se trata de um ato de sarcasmo administrativo. Descontente com a classe médica a Presidente resolve fazer com que os médicos trabalhem o dobro e recebam a metade do salário base. Uma matemática com tom de crueldade. Em que ponto da história se perdeu o conceito de "gestão participativa"? Lembro também que essa atitude da Presidente exige uma resposta na mesma proporção (Lei da Ação e Reação). A classe médica deve mostrar sua indignação (não se julgar digno) frente a essa medida provisória. Do ponto de vista coletivo, isso deverá ser aplicado a todo funcionalismo público federal e copiado pelos governos estaduais e municipais. Nuvens escuras e carregadas chegam no horizonte!

    ResponderExcluir
  2. Erro???? Como uma presidenta assina um documento deste porte sem saber que autoriza um ERRO???
    Ela deveria ser processada pelas pessoas dependentes do SUS que estão sofrendo devido a redução de seu atendimento que deveria ser prioridade do ESTADO!!!
    Impeachment de DILMA já!!!!!!!

    ResponderExcluir