O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

TEMPOS SOMBRIOS

Henning Albert Boilesen (1916-1971) foi um empresário nascido na Dinamarca que se naturalizou brasileiro. 

Presidente da Ultragas e anticomunista ferrenho, ele foi um dos que mais incentivou o financiamento da repressão por empresários durante a ditadura militar. 

Essa "ação entre amigos" foi fundamental para a montagem da Oban (Operação Bandeirante), origem dos DOI-Codis, o núcleo duro do aparelho repressivo da ditadura. 
Delegado Sérgio Paranhos Fleury  - o sanguinário policial da Gestapo brasileira

A Oban transformou a tortura artesanal do Estado Novo em método "científico", como fizeram a Gestapo e os franceses durante a Guerra da Argélia.  

Mas Boilensen não apenas foi o pivô do financiamento da Oban; ele se comprazia em assistir pessoalmente, no DOPS ou no quartel da rua Tutóia, às sessões de tortura contra prisioneiros políticos. Em abril de 1971, 
Boilensen foi justiçado em São Paulo por um comando guerrilheiro da ALN e do MRT. A memória desse cápítulo tenebroso da História do Brasil foi resgatada com um filme imperdível, Cidadão Boilensen, de Chaim Litewski (trailer:http://www.youtube.com/watch?v=9TrocKiappo) 


Postado por Cláudio Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário