O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de Maio: mais de mil trabalhadores protestam em Belém

Feriado é marcado por reivindicações e atrações culturais

Centenas de trabalhadores foram às ruas da capital paraense, em uma imensa caminhada de manifestação para homenagear o 'Dia do Trabalhador', nesta quarta-feira (1º).

 
 
Na Avenida Almirante Barroso, principal via de entrada e saída de Belém, motoristas de Vans fizeram um enorme engarrafamento no sentido Ananindeua-Belém. Os condutores seguem rumo à Praça da República, no centro da cidade, onde haverá um grande ato dos trabalhadores. Em outro ponto da capital, dessa vez na Avenida Governador José Malcher, um número bastante expressivo toma conta da via, mais de 700 trabalhadores caminham com bandeiras e cartazes, também rumo à Praça da República, onde serão discutidas melhorias nas condições de trabalho, entre outros. Nas redes sociais, internautas reclamam da forma que a manifestação foi conduzida. O fator 'trânsito', foi bastante comentado. 
 
O barulho proporcionado pelas buzinas das vans, também incomodou moradores. O ato - A manifestação marca a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida. Representantes de vários sindicatos aproveitam a data para fazer reivindicações e apresentar ideias que contribuam para a melhoria das condições de trabalho. A já tradicional passeata organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) é uma das que mais possui representantes. Segundo o presidente da CUT, o protesto trata, principalmente, sobre a jornada de trabalho de 40 horas semanais, reforma agrária e a política de valorização dos aposentados, além da aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação. Ao final da manifestação, será realizada uma programação cultural que inclui atrações musicais.


 Redação Portal ORM

 Free ilustration by: militanciaviva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário