O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 7 de maio de 2013

POLÍCIA CARIOCA: A ALOPRAÇÃO GERAL DOS 'STALLONES' DE COPACABANA PODERIA TER TIRADO A VIDA DE INOCENTES


.

Civil matou Matemático com metralhadora Mag 7.62mm, restrita às Forças Armadas

 

Armamento teria sido emprestado pela Marinha aos policiais do Grupamento Aéreo da polícia e dispara até mil tiros por minuto, em rajadas. É usado em guerras, como no Iraque. Comandante da ação, piloto Adonis Lopes de Oliveira, foi afastado


 
Usada pelo Exército dos EUA no Iraque, a MAG foi empregada para matar Matemático
O atirador do helicóptero da Polícia Civil usou uma metralhadora belga FN MAG 7.62mm para matar o traficante Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, em maio de 2012. O Fantástico, da TV Globo, mostrou as imagens da morte de Matemático, em vídeo que não era segredo para as autoridades de Segurança Pública do Rio nem da Polícia Civil.
Fernando Quevedo/Agência O Globo
Carro onde o corpo do traficante Matemático foi achado, após ser atingido pela MAG da polícia
Esse armamento é de uso restrito das Forças Armadas e, portanto, não autorizado para uso por policiais civis ou militares, devido ao seu alto poder de destruição, pelas rajadas, que disparam à cadência de 650 a mil tiros por minuto – inadequado para ambientes civis urbanos.
O iG ouviu de ao menos dois interlocutores com contato com a equipe aérea da Civil, antes da divulgação do vídeo pela TV Globo, que a arma lhes teria sido emprestada pela Marinha do Brasil. Ao se observar o vídeo, as rajadas da MAG 7.62mm são características e facilmente reconhecíveis por um especialista.
O alcance máximo da MAG é de 3.800 metros de distância, e alcance efetivo de até 1000 metros, com bipé, ou 1.500 metros, se apoiada em tripé.
Divulgação
Matemático foi morto em maio de 2012 pela polícia
Não se trata de uma arma de “sniper”, ou atirador de precisão, como se poderia imaginar de um equipamento embarcado em helicóptero de polícia, a fim de minimizar ao máximo os “efeitos colaterais” – ferimentos de inocentes por “bala perdida”. Com a trepidação da aeronave e os movimentos bruscos como os feitos pelo piloto na ação, como se vê no vídeo, o tiro fica ainda mais difícil.
A MAG é, ao contrário, usada por forças armadas como “apoio de fogo”, ou seja, para atingir determinada área e permitir a fuga ou abrigo de soldados e impedir o ataque dos inimigos. O modo de dispará-la é segurando a coronha com a mão esquerda por cima – a fim de diminuir o recuo da arma –, apoiando-a no ombro direito. O tiro de rajada reduz ainda mais a precisão, por conta do constante recuo provocado pelos disparos sucessivos.
 
A Polícia Civil não tinha autorização do Exército, que regula o uso de armas no País, para utilizar a MAG 7.62mm.
O iG contatou a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança para questioná-las sobre o conhecimento do uso pela equipe aérea da metralhadora MAG 7.62mm, mas ainda não recebeu resposta. A reportagem também enviou e-mail à Marinha do Brasil, para saber se houve empréstimo formal do armamento, mas não teve retorno.


. Por: Raphael Gomide do portal iG -  Rio de Janeiro/Free ilustration by: militanciaviva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário