O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mercosul é o futuro da América, diz Maduro após reunião com Dilma


Em pronunciamento realizado na noite desta quinta-feira (09/05), pouco depois de se reunir com a presidente Dilma Rousseff em Brasília, o venezuelano Nicolás Maduro afirmou que o Mercosul é o futuro da América.
“A América do futuro é o Mercosul, não tenho dúvidas, isso é uma certeza. Assumirei com a mentalidade dos três gigantes que iniciaram a integração dos governos de esquerda: Hugo Chávez, Lula e Néstor Kirchner”, afirmou Maduro, que presidirá o bloco a partir de 28 de junho. Maduro também destacou as parcerias de seu governo com a iniciativa privada do Brasil
Durante seu discurso, Dilma também abordou a importância do Mercosul para a região. “A integração regional tem sido acompanhada por todos na América Latina. Nossos povos mostram vocação para um futuro comum. O Mercosul, em especial, viverá um momento histórico com a presidência pro-tempore da Venezuela. Será o segundo ciclo de expansão do bloco e deve beneficiar principalmente as regiões Norte e Nordeste do Brasil e o sul venezuelano", argumentou.
Comércio e eleições
Para a presidente, é fundamental que se aumente o equilíbrio no comércio regional, uma das principais queixas dos países menores como Uruguai e Paraguai.

A Venezuela é um dos principais destinos das exportações brasileiras na América do Sul. O comércio bilateral chegou em 2012 a US$ 6,05 bilhões, com a balança claramente inclinada em favor do Brasil. Maduro afirmou hoje que esse número deve dobrar e triplicar em breve: "Para nós, até pouco tempo Brasil era futebol, samba e caipirinha. Na Venezuela sempre fizeram campanhas contra o Brasil. Hoje construímos relações como nunca em 200 anos, de irmandade verdadeira."
A eleição venezuelana também foi comentada pelo novo presidente. "Estamos construindo um governo para todos os venezuelanos, tendo ou não votado em nós."
Dilma Rousseff, por sua vez, ainda agradeceu o apoio da Venezuela à candidatura vitoriosa de Roberto Azevêdo para a direção-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio).
A presidente ressaltou o aprofundamento dos laços em “energia e habitação”. Como ex-ministra de Minas e Energia, ela se sentiu sensibilizada pelo "estado de emergência energético" do país vizinho, anunciou o envio de técnicos "quando os venezuelanos quiserem", mas não quis comentar a possibilidade de uma sabotagem por parte da oposição.
Na agenda bilateral de hoje, os dois mandatários assinaram também acordos nas áreas de segurança e produção alimentícia. “Decidimos aproximar nossas Forças Armadas em um plano de defesa e segurança para nossas fronteiras”, explicou o venezuelano.
Sobre Paraguai, o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, afirmou que "a tendência é que Horácio Cartes deve ser empossado em agosto e a suspensão acabe apenas depois desse mês. Mas pode ter alguma conversa antes". 
 
 
Análise de Conjuntura

Um comentário:

  1. Hello there! This is kind of off topic but I need some advice from an
    established blog. Is it hard to set up your own blog?
    I'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thinking about making my own but
    I'm not sure where to start. Do you have any tips or suggestions? Cheers

    My blog post Gucci Borse

    ResponderExcluir