O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Edmilson Rodrigues lançou livro sobre a água

Apesar de abrigar a maior bacia hidrográfica do mundo, a população da Amazônia tem sede. 
Professor Edmílson Rodrigues
A água, um bem natural e social, foi transformada em mercadoria e precificada por uma política internacional deliberada pelo Banco Mundial (Bird), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Organização Mundial do Comércio  (OMC). Esta é a premissa da tese de doutorado do deputado estadual pelo PSOL, arquiteto, Mestre em Urbanismo e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Edmilson Rodrigues, que lançou o livro “Território e Soberania na Globalização – Amazônia, Jardim de Águas Sedento”, na noite do último sábado (4), na Feira do Livro, no Hangar.
Um grande número de pessoas compareceu ao lançamento, no estande dos escritores paraenses, onde o autor autografou sua obra cujo título foi inspirado na expressão “flor das águas” cunhada pelo professor de Economia Política da Universidade Federal do Pará, Eidorfe Moreira, ao se referir a Belém. “Não há cidade na Amazônia que não seja uma flor das águas. A contradição é que há escassez de água pelo tipo de uso que se faz visando o lucro de um recurso abundante”, afirma Edmilson. 
O defensor público, Antônio Cardoso, afirma que a discussão do livro de Edmilson é importante. “Temos que estar permanentemente informados a respeito do que acontece na Amazônia enquanto habitante dela e enquanto fronteira do capitalismo”, afirmou.


(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário