O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Maduro passa o dia em Brasília e tem reuniões com Dilma e Lula


O comércio entre o Brasil e a Venezuela aumentou sete vezes, comparando o período de 2003 a 2012


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, passa o dia hoje (9) em Brasília, depois de visitar Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai). É a primeira visita dele à região após a eleição em abril, quando obteve o apoio dos líderes latino-americanos. Nas passagens pelos países vizinhos, Maduro defendeu o fim da suspensão do Paraguai do Mercosul, defendeu o fortalecimento do bloco e agradeceu o apoio à sua eleição.
Nicolás Maduro deve se reunir com a presidenta Dilma Rousseff apenas na parte da tarde, no Palácio do Planalto. Não estão previstas assinaturas de atos nem anúncios de parcerias. De manhã, o venezuelano deve conversar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem (8) encontrou-se com o presidente egípcio, Mouhamed Mursi.
As autoridades brasileiras informaram que a visita de Maduro é para incrementar as iniciativas de integração produtiva, segurança alimentar, políticas públicas, saúde e desenvolvimento social e tecnológico. Os dois países também apoiam iniciativas de cooperação trilateral no Caribe, cujo foco é baseado na agricultura familiar e no desenvolvimento social.
O comércio entre o Brasil e a Venezuela aumentou sete vezes, comparando o período de 2003 a 2012. No ano passado, o comércio bilateral alcançou o recorde histórico de US$ 6,05 bilhões. As exportações brasileiras de manufaturados para a Venezuela cresceram 30% em 2012, alcançando 65% da pauta exportadora.
O processo de adesão da Venezuela ao Mercosul segue o cronograma acertado pelo bloco, com a adoção da nomenclatura comum e com o início da convergência à Tarifa Externa Comum. A visita de Maduro ocorre no momento em que a oposição na Venezuela, liderada por Henrique Capriles, candidato derrotado, levanta dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral. Maduro venceu Capriles por pouco mais de 200 mil votos.



Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário