O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 28 de maio de 2013

COLOMBIA E FARC's FECHAM CORDO SOBRE REFORMA AGRÁRIA



HAVANA (AFP) - O governo colombiano e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram no domingo 26 um amplo acordo sobre a questão agrária, fonte do conflito armado no país de quase meio século e primeiro ponto da agenda de paz discutida com a mediação de Cuba.
o negociador-chefe das Farc, Iván Márquez.
"Chegamos a um acordo sobre o primeiro ponto da agenda" de cinco pontos, declarou o diplomata cubano Carlos Fernández de Cossío, ao ler o comunicado conjunto na presença de ambas as partes.
 
Havana tem intermediado as conversações de paz, juntamente com a Noruega."O acordo (sobre desenvolvimento agrário) busca reverter os efeitos do conflito e que sejam indenizadas as vítimas do desalojamento e do deslocamento forçados", explicou Cossío.
 
A mais bela guerrilheira do mundo, Tanja Nijmeijer, faz parte da comissão de negociadores das FARC's
Em Bogotá, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, comemorou o avanço do diálogo com a guerrilha, após seis meses de negociações. "Comemoramos, e muito, esse passo fundamental em Havana, para um pleno acordo para pôr fim a meio século de conflito", disse em sua conta oficial no Twitter. E acrescentou: "Continuaremos com o processo, com prudência e responsabilidade."
 
Dag Nylander
Ambas as partes conseguiram "acordos sobre acesso e uso da terra, terras improdutivas, formalização da propriedade, fronteira agrícola e proteção de zonas de reservas", segundo o comunicado conjunto lido por Cossío e pelo delegado da Noruega, Dag Nylander.
 
O negociador-chefe das Farc, Iván Márquez, esclareceu, porém, que ainda há questões pontuais pendentes sobre o tema agrário e que serão retomadas mais à frente. "Posso afirmar, com certeza que o acordado no tema agrário permite transformar de forma radical a realidade rural da Colômbia", disse o chefe negociador do governo, Humberto de la Calle, à AFP.
Ele acrescentou que esse acordo "supera a visão tradicional de uma reforma agrária e pretende criar mudanças reais para acabar com o fosso entre o país rural e o urbano".
As duas partes negociam desde 19 de novembro passado, na capital cubana, uma agenda de cinco pontos para encerrar o conflito armado, após 48 anos de sangrento combate.
Chegou-se ainda a um consenso a respeito de "programas de desenvolvimento com enfoque territorial, infraestrutura e adequação de terras; e desenvolvimento social, saúde, educação, habitação, erradicação da pobreza", indicou o comunicado em Havana.
Também houve acordo sobre "estímulo à produção agropecuária e à economia solidária e cooperativa; assistência técnica; subsídios; créditos; geração de renda; formalização do mercado de trabalho; políticas alimentares e nutricionais".
 
Em visita à Bolívia, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro (foto acima á esquerda do presidente boliviano Evo Moralles), também comemorou o acordo. Venezuela e Chile são "acompanhantes" do processo de paz. "Enche-nos de grande alegria", afirmou Maduro.
Timochenko
Rodrigo Londoño Echeverry, alias “Timochenko,”é o comandante em chefe das FARC's
No domingo, encerrou-se o nono ciclo de conversações, que serão retomadas em 11 de junho com a discussão do segundo ponto da agenda, o de participação política.
 
As Farc são a guerrilha mais antiga da América Latina e têm hoje cerca de 8 mil combatentes.
Um dos negociadores da guerrilha declarou que Santos deve ser reeleito para garantir a continuidade do processo pacificador, embora as Farc já tenham dito, em um outro momento, que não apoiariam a candidatura do presidente para um novo mandato. 
Em recente visita ao Vaticano,o presidente Santos da Colômbia pediu o apoio do novo Papa Francisco, para dar continuidade no processo de paz
 
"Se o presidente for reeleito, dá-se continuidade ao processo", declarou Pablo Catatumbo à revista colombiana "Semana".

Nenhum comentário:

Postar um comentário