O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Brasil e Argentina assinam acordo para construir reatores nucleares

Entidades de energia atômica brasileira e argentina assinaram um acordo para a construção de dois reatores nucleares de pesquisa e produção de radioisótopos, confirmou hoje o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).
O convênio, assinado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear do Brasil (CNEN) e a Comissão Nacional de Energia Atômica (CNEA), estabelece a fabricação de dois reatores: o Multipropósito Brasileiro (RMB) e o RA-10 na Argentina, destacou um porta-voz do MCT.
Desta forma dá-se cumprimento ao mecanismo de Integração e Cooperação Bilateral, contemplado na Declaração Conjunta de 2008 rubricada pelos presidentes Cristina Fernández e Luiz Inacio Lula da Silva, informou a fonte.
 
Para executar este projeto as duas partes criaram a Comissão Binacional de Energia Nuclear (Coben), a qual se encarregará de executar a construção dos reatores gêmeos.
As entidades atômicas destes dois países sul-americanos mantêm uma estreita colaboração desde 2008, pois Argentina entrega ao Brasil 30 por cento dos radioisótopos Molibdeno 99 (Mo99) indispensáveis para o diagnóstico e tratamento contra o câncer.
 
Desde 2011 ambas as nações concordaram em avançar para uma maior integração, e assumir de maneira conjunta um projeto de desenvolvimento dos reatores multipropósito, o que demonstra o interesse mútuo de incentivar o uso pacífico da energia nuclear.
Os reatores, uma vez fabricados e postos em funcionamento, terão capacidade em seu conjunto de cobrir 40 por cento do mercado mundial de radioisótopos.
Atualmente, só França, Canadá, África do Sul, Austrália e Argentina contam com a tecnologia para produzir radioisótopos.

Via  Prensa Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário