O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

AVIÃO CAÇA COLOMBIANO SOME NO ESPAÇO AÉRO DA GUERRILHA

A Força Aérea colombiana afirmou que um de seus aviões de caça - um Super Tucano A-29, fabricado no Brasil - está desaparecido. A aeronave, que transportava dois tripulantes, sobrevoava o departamento de Cauca - onde ocorreram os mais recentes choques entre as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo.

Nesta quarta-feira, o presidente Juan Manuel Santos (foto acima) foi à cidade de Toribío, em Cauca, para dar uma resposta à onda de violência. Ele fez uma reunião simbólica com seu conselho de ministros para elaborar soluções para o problema da violência envolvendo as Farc na região.

Mais cedo, na tarde de quarta-feira, um suposto guerrilheiro das Farc também teria comunicado à imprensa local que a guerrilha teria derrubado a aeronave.
De acordo com o comunicado, o piloto e o copiloto teriam morrido na queda do avião. 

As Farc chegaram a informar a região onde estariam os corpos dos oficiais, perto do município de Jambaló (sudoeste do país), a 542 km de Bogotá.

Neste momento, o Exército tenta encontrar a aeronave, por meio de operações aérea e terrestre. Oficiais do exército negaram que as Farc tenham abatido a aeronave.
A tripulação do avião fazia parte do Comando Militar de Transporte Aéreo 3, com sede em Cali. 

Eles foram até a região para apoiar a operação militar durante a visita do presidente Santos. O super-tucano é ideal para atacar tropas de infantaria e por isso é usado em operações de contrainsurgência.
O município de Jambaló, onde o avião teria caído, está localizado a cerca de uma hora de Toribío.A cidade de Toribío enfrenta uma crise por causa da presença da guerrilha e do Exército. A população local e indígenas querem que os atores do conflito saiam da região. O Presidente Santos, no entanto, disse que não é possível desmilitarizar a região.
 
Além do incidente com um Super Tucano da Força Aérea, os jornais locais colombianos reportaram hoje um possível sequestro de dois pilotos de uma empresa que opera na região de Cauca. A aeronave civil teria feito um pouso de emergência em outra cidade próxima, Argelia. Também não há notícias da tripulação deste avião

DE BBCBRASIL/ilustration militanciaviva

2 comentários:

  1. Quem teria equipado as farc com baterias capaz derrubar avião em grande altitudes?

    ResponderExcluir
  2. Hum...Não sei,anônimo das 22:29... Essa mesma pergunta deve estar 'encafifando' a CIA, que é a verdadeira dona da verba que bancou a aeronave. Mas, cá com minhas caraminholas,só pode ser coisa daquela velha e perigosa agente búlgara e ex-guerrilheira que,infiltrada, governa certo gigante da América do Sul. Tá na cara que a derrubada dessa aeronave não se trata de um ato isolado, e sim de uma baita conspiração stalinísta continental, para alinhar a New Republic Colombian of American á nova zona vermelha maldita que varre,de cabo á rabo, a nossa cristianíssima América Latina.

    Fernando Luís Maia - Ilha de Parintins

    ResponderExcluir