O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

PT - DF LANÇA O MOVIMENTO MILITÂNCIA VIVA!


Disputas internas no PT movimentam Brasília

Grupo alega querer integrar diferentes tendências; para outros membros do partido, ação dificulta governabilidade e nova corrente estaria de olho em alianças eleitorais para 2013; PT é o partido que governa o DF e tem maioria na CLDF

Brasília 247 – As eleições de 2014 parecem distantes, as próprias prévias de 2013 não estão próximas, mas o principal partido do governo do Distrito Federal começa a mudar as suas articulações. Quem visitou o site do PT-DF na última quinta e sexta-feira pode conferir dois textos a respeito de uma nova facção.
O Movimento Militância Viva! seria liderado pelo secretário de Administração Pública do Distrito Federal, Wilmar Lacerda, e pelo presidente local do partido, o deputado federal Roberto Policarpo. No documento, o grupo defende “possibilidade de organizar internamente uma só tendência para atuar nas instâncias e nos fóruns do nosso partido”.
Pelos menos seis grupos estariam se movimentando. O deputado distrital e líder da bancada, Chico Vigilante, manifestou ser contrário a articulação. Segundo o distrital, as conversas teriam começado há cerca de dois meses, mas apenas 10% do partido estaria apoiando a ideia.
Não tem fundamento nenhum. Precisamos que o partido tenha mais unidade para dar sustentação ao governo, ainda mais agora que começam a aparecer os resultados”, defende Vigilante. Chico acredita que uma nova facção fragmentaria o governo e poderia incentivar novas divisões, o que, com o tempo, atrapalharia a governabilidade.
Por sua vez, o Militância Viva! alega o mesmo desejo, fortalecer o governo. “O nosso compromisso é a defesa incondicional do projeto petista no GDF; o fortalecimento da liderança pessoal e política do governador Agnelo; a consolidação de uma aliança partidária e de uma coalizão de governo que trabalhe pelo fortalecimento das ações do nosso governo e a renovação do mandato petista nas eleições de 2014″, detalha o texto.
Vigilante vê o novo grupo como uma forma de aumentar a participação deles no governo e de, no próximo ano, ter mais força nas disputas partidárias. “É um governo compartilhado e não é correto querer todos os cargos” critica o líder da bancada.
O Brasília 247 tentou entrar em contato com Wilmar Lacerda e Roberto Policarpo mas não obteve respostas.
Confira, na íntegra o comunicado do Militância Viva! e em seguida a nota de Chico Vigilante:
Comunicado ao Partido dos Trabalhadores do DF, Militância Viva!
Companheiros e Companheiras do PT/DF:
Diversos militantes do PT no DF que integram diferentes tendências ou grupos organizados do partido (Unidade na Luta, CNB, Alternativa Militante, Avança PT, Base Petista, MAS/PT, PT na Base; e setores independentes) discutem a possibilidade de organizar internamente uma só tendência para atuar nas instâncias e nos fóruns do nosso partido.
O objetivo desses militantes é prestar uma colaboração ao PT/DF com o intuito de reduzir a grande fragmentação de tendências presentes hoje no partido em Brasília. As últimas disputas internas do PT/DF foram marcadas por um número elevado de chapas e também candidatos (as) às instancias de direção, o que deixa a composição proporcional dos órgãos de deliberação do partido fragmentado e instável. A instabilidade entre os inúmeros grupos e a proliferação de interesses menores e individuais fragiliza a representação orgânica do partido e dilacera a sua participação coletiva no governo e nos movimentos sociais e populares.
A nossa causa é a construção da unidade do PT/DF e a coesão em torno de um projeto político com a cara do PT no governo, de cunho coletivo, sem a personificação exacerbada de lideranças detentoras de mandatos no parlamento ou de cargos no GDF.
Defendemos a efetiva implantação do modo petista de governar; com a implementação de políticas públicas inclusivas e criativas que sempre marcaram o partido à frente dos governos, melhorando e transformando a vida dos cidadãos socialmente mais vulneráveis. Queremos construir uma representação militante do PT/DF.
O nosso compromisso é a defesa incondicional do projeto petista no GDF; o fortalecimento da liderança pessoal e política do governador Agnelo; a consolidação de uma aliança partidária e de uma coalizão de governo que trabalhe pelo fortalecimento das ações do nosso governo e a renovação do mandato petista nas eleições de 2014; a ampliação da representação do PT nos movimentos sociais e populares; e uma maior presença dos mandatos do partido seja na Câmara Legislativa ou no Congresso Nacional.
Para cumprir com esses compromissos e com todos esses objetivos de colaborar com a unidade do partido, fortalecendo o governador e o nosso governo, estamos dispostos a deixar a militância que exercemos nos grupos ou tendências atualmente existentes no PT/DF e construir um novo campo orgânico: com mais debate; mais participação; mais integração, maior respeito e coletividade.
Respeitamos a pluralidade democrática e de opiniões do PT/DF e nos apresentamos de forma aberta para conclamar a militância partidária desejosa de mudanças e de maior abertura e respeito no diálogo PT/Governo a integrar esse movimento apaixonado na defesa das nossas idéias e do PT no Distrito Federal.
Movimento Militância Viva! Por um novo campo orgânico no PT/DF!
Nota Pública
Tomam corpo dentro do PT-DF discussões e negociações para a criação de uma nova tendência interna denominada Construindo uma novo Brasil .
A despeito das alegadas razões para sua criação, o fato é que uma nova tendência além de não resolver os nossos problemas internos, contribuirá mais ainda para a nossa divisão. O que o PT precisa no momento é de unidade para definição dos seus objetivos institucionais que devem estar acima dos interesses pessoais e de grupos específicos.
Até há pouco tempo, o governador Agnelo Queiroz era alvo de uma sórdida trama que tinha como objetivo tirá-lo do Palácio do Buriti, o que está comprovado após seu depoimento na CPMI do Caso Cachoeira no Congresso Nacional. Por longos 16 meses, o governador foi achacado, caluniado e ultrajado sem que o PT tivesse a capacidade de fazer sua defesa.
No bojo dessa discussão, estão temas que além de não contribuírem para a unidade do partido, são extemporâneos, podendo até dificultar a formalização de alianças para um novo processo eleitoral.
Como fundador do PT, da CUT e do Sindicato dos Vigilantes, duas vezes deputado federal, duas vezes distrital, engajado em todas as lutas sociais e em defesa da democracia, entendo que o melhor que o PT pode fazer pelo DF e pelo Governo para o qual trabalhou para eleger, é buscar a sua unidade em torno de um projeto comum. Por isso, faço um apelo à razão para que cessem esse processo e que possamos dar sustentação ao governo do companheiro Agnelo Queiroz e da presidenta Dilma Rousseff.
Conclamo a todos para um processo de unidade partidária!
De minha parte, não me afastarei sob nenhuma hipótese, da articulação Unidade na Luta.
Chico Vigilante

Nenhum comentário:

Postar um comentário