A
Marinha dos EUA está prevendo que dentro de um ano vai realizar o
primeiro pouso de uma aeronave não tripulada a bordo de um porta-aviões,
depois da conclusão da mais recente rodada de testes simulados a bordo
do USS Harry S. Truman (CVN 75).
No
início de julho, os membros da equipe do Demonstrador do "Sistema Aéreo
Não Tripulado de Combate" (UCAS-D) está envolvida nos intensivos testes
de software de integração no porta-aviões USS Harry S. Truman para
validar o conceito das operações autônomas do UAV ao redor de um
porta-aviões e se preparar para a chegada da aeronave não tripulada
X-47B no convés de voo do porta-aviões em 2013.
“Demonstrar o nosso conceito de operações e certificar-se que todos
procedimentos no porta-aviões estão funcionando como anunciado é um
grande marco para o programa”, disse o capitão Jaime Engdahl, gerente do
programa UCAS na Marinha dos EUA. “A tripulação, equipamentos e equipe
do programa realizaram todos objetivos excepcionalmente bem durante
todos os eventos de teste planejados e o USS Harry S Truman está pronto
para a próxima fase de testes do X-47B.”
No ano passado, a equipe realizou testes a bordo do USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69) com um F/A-18 tripulado para avaliar os sistemas de controle, sistemas de aviônicos e as versões anteriores do software do veículo não tripulado.
A
equipe agora está de volta ao mar a bordo do Truman com a aeronave
F/A-18, testando o desempenho de pouso de precisão com o mais recente
software e configuração de hardware do X-47B.
“O objetivo do esforço de integração do UCAS-D no porta-aviões é para
amadurecer a precisão do pouso no convés de voo para as tecnologias de
sistemas não tripulados e digitalizar o fluxo de informações de
comunicações e navegação”, disse Engdahl. “Como o X-47B é um sistema não
tripulado, a aeronave opera através de mensagens digitais a partir do
operador de missão e dos controladores de bordo, ao invés de instruções
verbais.
O
porta-aviões exige uma modificação das operações de voo não tripulados,
e o esforço de integração executa estes de uma maneira que afeta
minimamente o existente hardware, treinamento e procedimentos.”
Durante os testes no mar, a equipe UCAS da Marinha dos EUA reuniu um
valioso feedback da frota de controladores de tráfego aéreo e do
departamento de pessoal da aviação sobre a usabilidade do novo software e
as lições aprendidas sobre a forma mais eficiente de operar os UAVs no
ambiente do porta-aviões.
“O
novo software usado durante esses testes é mais abrangente do que as
versões anteriores”, disse o comandante Jeff Dodge, vice-líder da
Marinha dos EUA na equipe de integração do UCAS no porta-aviões. “Houve
mudanças significativas na interface de usuário e dos sistemas de
navegação. Os
dados compilados durante os voos de avaliação nos permitiram determinar
a eficácia do novo software e como ele suporta o ambiente de apoio.”
Durante
todo o restante ano de 2012, o programa UCAS da Marinha dos EUA
conduzirá os testes de desempenho do sistema e adequação no
porta-aviões, bem como das aeronaves X-47B em Patuxent River.
Estes
testes incluem pousos catrapos, lançamentos de catapulta, e as
operações na cabine de pilotagem nas instalações em terra, e estabelecer
a capacidade da aeronave para efetuar aproximações de precisão no
porta-aviões.
Fonte:CavokVídeo:Extreme Weapons-via:Youtube.com/Fotos:armchairgeneral.com;aerotechnews.com;andersonjcarvalho.wordpress.com/
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