O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

TRE-PA convoca eleitores para atualização de cadastro

TRE convoca eleitores para atualização de cadastro (Foto: Daniel Pinto)

(Foto: Daniel Pinto)
Os eleitores de Belém e de mais 143 municípios paraenses que irão eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em outubro deste ano têm até o dia 9 de maio para regularizar a situação de seu título eleitoral, caso esteja irregular ou tenha mudado de domicílio eleitoral e queria fazer transferência para outro estado. 

Também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para uma seção eleitoral especial. O prazo é determinado pela Lei 9.504/97, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral com 150 dias de antecedência da eleição.
No Pará, com o objetivo de evitar que o eleitor deixe tudo pra última hora, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) descentralizou o atendimento à população e, além da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), na Pedreira, e dos quatro postos de atendimento localizados no Guamá, Jurunas, Assembleia Legislativa do Estado –(Alepa), Mosqueiro, e cartórios do interior, o eleitor terá uma nova opção de atendimento: o posto do TRE, localizado nas dependências do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), na Augusto Montenegro, inaugurado recentemente. O local possui oito guichês para atendimento ao eleitor.
Além disso, até o final do mês e início de maio, o TRE contará com o reforço do projeto “TRE Cidadão”, que prestará serviço itinerante em vários pontos da cidade e em municípios do interior do estado (veja abaixo cronograma). No período de 02 a 09 de maio, quando se encerra o prazo para o cadastro eleitoral, o expediente será ampliado para as 18h em todos os postos de atendimento e cartórios da capital e interior do estado, de segunda a domingo. Entretanto, na Praça da República, em Belém, o atendimento funcionará das 9h às 15h, no período de 02 a 06 de maio.
Até os 18 anos o voto é facultativo e quem tem 15 anos, mas fará 16 até o dia da eleição, 7 de outubro, também poderá pedir o documento para votar pela primeira vez. Para tirar o título de eleitor, basta procurar um cartório eleitoral ou posto autorizado da justiça eleitoral com um documento de identidade contendo foto e comprovante de residência. Nesse caso, não é necessário o pagamento de taxas, o título é gratuito.
Para mais detalhes o TRE disponibilizou a “Carta de Serviços ao Eleitor”, um guia completo com o endereço dos cartórios de Belém e interior do Estado, com orientações a respeito de alistamento eleitoral, transferência de domicílio, revisão, segunda via, entre outros, que pode ser baixado através do site: WWW.tre-pa.jus.br.
Postos de atendimento em Belém e Mosqueiro:
CAE (Centro de Atendimento ao Eleitor) - travessa Pirajá, s/nº, entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira. Fone: (91) 3283-3440/ 3276-9293
Central de Atendimento ao Cidadão da ALEPA (CAC) - Travessa Félix Roque, nº 282, Cidade Velha. Fone: 3241-0107
Posto Guamá/Estação Cidadania - Avenida José Bonifácio, nº 2308, Guamá. Fone: 4009-2767
Posto Jurunas - Estação Cidadania - Rua São Silvestre nº 1300, esquina com a Tupinambás - Jurunas. Fone: 3224-3790.
Fórum Distrital de Mosqueiro – Avenida 15 de Novembro, nº 23, Bairro Vila, entre Travessa Pratiocoara e Avenida Siqueira Mendes. Fone: 3232-1190
Posto TRE-PA/Detran – Rodovia Augusto Montenegro, KM 03, S/Nº, Mangueirão. Fone: 3232 - 1190
ATENDIMENTO ITINERANTE
27/04/2012 - 09h – 16h - Colégio Moderno. Belém – PA.
28/04/2012 - 09h – 16h - EMEF São João Batista. Cametá – PA.
01/05/2012 - 09h – 16h - Paróquia São Vicente de Paulo, Av. Solimões, Q-57, Paar – Ananindeua – PA.
02 a 06/05/2012 09h – 15h    Praça da República. Belém – PA.

(Ascom TRE) mais DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário