Quem conhece a nossa antes aprasível cidade de Belém do Pará, sabe que, durante boa boa parte da administração do maldito ex-prefeito Dulciomar, um sinal de transito erroneamente instalado as proximidades do Canal São Joaquim...
vive aporrinhando o transito, provocando engarrafamentos na vida de boa parte da população que, diariamente, precisa inevitavelmente trafegar por esse vital complexo rodoviário construído durante o governo Ana Júlia...
por onde cruza a moderna Avenida Júlio Cézar - aquela que faz a ligação com o aeroporto internacional de Belém - que hoje é rota de fuga obrigatória para os motoristas refugiados das malígrinas obras eleitoreiras do BRT, oriundos da populosa Região Metropolitana e, para os motoristas que chegam ou se dirigem para o interior do Estado.
O tal semáforo que me refiro, foi uma espécie de 'guaribada', um arremedo de bebados, por não passar de arranjo de solução inferior bolado pelos responsáveis pelo setor de 'desengenharia' da CETBEL, sob o comando supremo do ex-prefeito Dulciomar Costa, (autarquia que fez tanta lambança, que precisou agora mudar até de nome) encontrou para dar vasão á forte presença de pedestres das diversas comunidades do entorno da avenida que precisavam atravessar esta muito movimentada via.
O resultado da instalação de semáfaro foi - jogar por terra todo o planejamento científico promovido por uma agencia japonesa de desenvolvimento operada por dentro do Plano Ação Metrópole, que antes era chamado de 'Via Metropoli', durante os longos 12 anos que ficou engavetado na escuridão das gavetas nos governos tucanos de Almir Gabriel e depois de Simão Jatene.
Finalmente o semáforo vai ser removido graças a uma solução muito simples: trata-se da remoção de uma moderna passarela de pedestres, que também é adaptada com rampas para o uso de cadeirantes e deficientes,obra vistosa e indispensável que, por atualmente encontrar-se localizada num pondo deslocado do fluxo da travessia das comunidades,havia virado um nefasto 'elefante amarelo'.
Certamente essa medida vem mitigar o sofrimento e a vida dos motoristas belemenses.
Um pecado á menos no curriculum do atual prefeito tucano Zenaldo Coutinho, que, por tantas vezes, deu apoio para a eleição desse que foi o maior desastre politico e administrativo que Belém já conheceu,chamado de Dulcimar.
A matéria abaixo foi pescada no Portal ORM. Confira:
Passarela da Júlio César será removida nesta terça
A passarela será transferida para o ponto onde hoje está instalado um semáforo
28/01/2013
Nesta terça-feira (29) começa o processo de retirada da passarela
da Avenida Júlio César, a primeira etapa do projeto de adequações para
melhorar a capacidade do tráfego nas avenidas Júlio César e Pedro
Álvares Cabral, e correção geométrica da curva da Avenida Senador Lemos.
A passarela será transferida para o ponto onde hoje está instalado um
semáforo, próximo à descida do elevado Gunnar Vingren, que liga as
avenidas Júlio César e Centenário. As obras serão realizadas pelo Núcleo
de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) durante a noite,
para minimizar o impacto no tráfego de veículos.
Nos dias 29 e 30 de janeiro serão retiradas as rampas laterais, a partir
das 22 h - um lado a cada noite. Para isso será interditada somente uma
faixa de cada pista, interrompendo parcialmente a via. Já no dia 31, a
partir da meia noite, haverá interrupção da Júlio César nos dois
sentidos, com previsão de 2 h de trabalho. Nesse caso, a alternativa de
trânsito no sentido Almirante/Aeroporto será pela Rua Carlos Drumond de
Andrade, e no sentido Aeroporto/Almirante pela marginal do canal São
Joaquim.
A realocação da passarela da Júlio César é necessária, pois o atual
posicionamento apresenta problemas, como a distância do ponto de maior
necessidade de travessia da população, deixando-a com pouca utilidade. A
partir da implantação da passarela de acesso à Praça Dorothy Stang, na
Pedro Álvares Cabral, a faixa à direita da avenida foi interrompida, o
que faz necessário redesenhar a via com duas faixas de tráfego de
veículos e ciclofaixa.
A transferência da passarela faz parte de uma série de adequações que
serão implantadas nas avenidas Júlio César, Pedro Álvares Cabral e
Senador Lemos, com o objetivo de melhorar o trânsito nesses locais. “As
adequação das avenidas fazem parte da Agenda Mínima do Governo, e
receberão R$ 5.077.910,69 em investimentos. As obras contribuirão para
maior fluidez no tráfego da área. Além dos motoristas, o projeto
beneficiará pedestres e ciclistas, com a realocação da passarela e
outras obras complementares. A população geral terá mais tranquilidade e
segurança para trafegar nessa área”, informa o diretor geral do NGTM,
César Meira.
Readequação – O projeto de
adequações das avenidas foi necessário devido ao aumento do tráfego de
veículos no trecho identificado como de maior conflito entre motoristas e
ciclistas. “Existe um ponto de estrangulamento na descida do elevado,
que vem da Avenida Centenário, quando o número de faixas é reduzido, o
que gera engarrafamento. Além disso, existe ali uma forte travessia de
pedestres', informa a diretora executiva do NGTM, Marilena Mácola.
Dessa forma, outra interferência será a implantação de uma ciclovia na
ponte sobre o canal São Joaquim, área atualmente destinada à circulação
de pedestres. Também está prevista a implantação de passeios sobre
bandejas em estrutura metálica, para circulação de pedestres em ambos os
lados da ponte.
Fonte: Agência Pará
O grande jurísta brasileiro,Rui Barbosa, pregava que: justiça tardia,não passa mesmo é de injustiça.No caso do sofrimento imposto por Dulciomar a nos,motoristas,há muito já poderia ter sido resolvido se o governador Simão Jatene assim o quizesse.Como todos sabem,o governo do estadoé quem detém o convênio com a tal agencia de fomento responsável pelo projéto. Bastava vontade política para corrigir e solucionar as asneiras praticadas por Dudu.Por que somente agora com a prefeitura nas mãos do PSDB ele resolveu "fazer justiça"?. Espero que ele e o seu Robin saibam que o estress causado aos motoristasficará para sempre!. Quero saber até onde vai a paciencia do cidadão de bem com o BRT.Estão esperando o que???
ResponderExcluirParabéns!. Pela Ótima lembrança e pela matéria que foi muito bem ilustrada. Com certeze esse é um dos melhores blogues.A idiotice representada neste sinal de transito era coisa era irritante.Todos os dias era o mesmo pesadelo.O Jatene sim, demorou para tomatr essa atitude,mas por fim tomou e é isso que interessa.Cretino vagabundo é quem ali colocou o semáforo.Fico juntamente com minha família horrorizada com essa corja oportunista que parece se deliciar com o sofrimento dos moradores do Conjunto Marex.
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