O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PARÁ - SERÁ QUE OS HACKERS DO MAL PASSARÃO A SOLTAR PERIGOSOS CRIMINOSOS?

 

No Pará o alvará de soltura passa a ser expedido na internet

O Núcleo de Execução Criminal (NEC) da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) implantou, ontem (24), o Sistema de Recepção e Certificação de Alvarás Eletrônicos. A nova tecnologia, que vai agilizar o recebimento das decisões judiciais, é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE), assinado em dezembro do ano passado.

O acordo prevê o envio eletrônico para a Susipe dos alvarás de soltura emitidos pelo TJE e Varas Criminais de todo o Estado. “O alvará eletrônico permitirá uma redução no tempo de espera do preso para o cumprimento da decisão judicial e, consequentemente, agilizará a liberação de vagas no sistema penitenciário paraense”, explicou a diretora do NEC, Geane Salzer.

O TJE treinou 20 servidores do NEC, entre os dias 16 e 18 de janeiro, para operarem o sistema que gerenciará os alvarás eletrônicos. Atualmente o alvará assinado pelo juiz é entregue, em mãos, por um oficial de Justiça ao NEC que ainda faz uma pesquisa para verificar se o beneficiado responde a outros processos, antes do envio para a direção da unidade prisional onde está o detento. Lá, as informações são checadas novamente antes da soltura do preso.

Será que este novo sistema é realmente seguro?. Estará 100% blindado á ação de malfeitores cibernéticos?

Com a implantação do alvará eletrônico será eliminada a fase manual e física do trâmite. O juiz expedirá o alvará eletrônico, por meio de um software específico, para o NEC. Depois de confirmado que o preso beneficiado não responde a outro processo o alvará será encaminhado por e-mail para a direção da unidade prisional que deverá informar se o alvará foi cumprido, para que o NEC informe ao TJE por meio do token, dispositivo eletrônico que permite a certificação da assinatura digital.


(DOL com Agência Pará de Notícias).

A ilustração com imagens foram adicionadas livremente pelo blog e não fazem parte da publicação original

2 comentários:

  1. Ésta é sim uma notícia preocupante.Parece coisa de gente burra metida a inteligente.Será que esses velhos que mandam na justiça do Pará não leem nos jornais as manchetes denunciando os crimes pela internet,onde bancos com sistemas altamente sofisticados não conseguem se defender de rackers e por essa razão são forçados a indenizar as vítimas.O que faz esse turma de iluminados que os bandidos não tentarão libertar outros criminosos pela rede?.Isso vai acontecer,aguardem os próximos capitulos.Depois ninguem vai assumir a paternidade da "criança feia".É foda!

    ResponderExcluir
  2. Hackers do mal existem por toda parte, os chamados "crackers" ainda bem que existem os hackers do bem! (anonymous) um bom exemplo é o hacker WeranonyX que entrou pra "revolta dos 20 centavos" em favor do povo Brasileiro!

    ResponderExcluir