O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

ASSANHANDO A COBIÇA DOS ESPECULADORES INTERNACIONAIS, COM UMA PRODUÇÃO RECORDE, PETROBRAS DISPARA NA BOLSA

:
Desde que atingiram o fundo do poço, ações da Petrobras já subiram 40%; só nesta terça, foram mais 4%; para alguns analistas, a explicação é a onda eleitoral, que favorece agora o tucano Aécio Neves nas pesquisas, com projeção de segundo turno; para outros, a alta é explicada pelos próprios números da estatal, que, alheia à crise no Congresso, bate recorde após na extração do pré-sal; quem tem razão?
Infomoney - Após chegar a cair 0,66%, o Ibovespa virou neste começo de tarde puxado pela disparada dos papéis da Petrobras, que chegam a ganhos de mais de 4% após caírem forte pela manhã. Às 13h01 (horário de Brasília), o índice operava com alta de 0,46%, aos 53.689 pontos. Além da estatal, o desempenho da Vale, Ambev e a recuperação dos papéis do Bradesco também colaboram para sustentar os ganhos do benchmark.

Na semana passada, os fortes ganhos da companhia (alta de 3,77% para os ativos PETR3 e de 6,22% para os papéis PN apenas na sexta-feira) foram motivados em meio aos rumores - confirmados - de que a pesquisa Istoé/Sensus divulgada no último sábado traria uma disparada de Aécio Neves na corrida eleitoral para a presidência. E a pesquisa apontou pela primeira vez um 2º turno entre Aécio Neves e Dilma Rousseff.

O candidato neo-liberal apoiado pela extrema direita, Aécio neves do PSDB, é o candidato preferido pela banca internacional. Tem  perfil privatista, é leal a doutrina de Washington, e poderá sem remorços encarnar o papel de Judas brasileiro com relação a venda Petrobrás, caso consiga - milagrosamente -vencer as eleições. (Mviva)

DE OLHO NO TESOURO BRASILEIRO

Enquanto Dilma Rousseff (PT) teria 35% das intenções de voto, Aécio Neves (PSDB) teria 23,7% e Eduardo Campos possui 11% das intenções de voto. Assim, a oposição conseguiria 34,7%, o que configuraria um empate técnico frente a margem de erro da pesquisa de 2,2%. 

Como os investidores capitalistas e especuladores internacionais não aprovam o fato da gigante petrolífera tupiniquim pertencer ao povo brasileiro e não ao cassino mundial, e também por não aprovarem as intervenções de proteção deste patrimônio defendidas pela atual presidenta, gerando frustração na minoria de ricaços que controlam o deus mercado a partir de Nova York, Londres e Berlin, o crescimento dos adversários de Dilma na disputa eleitoral é bem recebida na Bolsa Brasileira e mundial. (Mviva)

Vale destacar que, desde que os primeiros rumores de pesquisas eleitorais em março e que mostraram o enfraquecimento da candidatura de Dilma, as ações PETR3 já registraram ganhos de 40% e os papéis PETR4, ganhos de cerca de 50% e atingem a cotação máxima desde o final de novembro de 2013. Vale ressaltar que, naquela época, a companhia anunciou aumento do preço de gasolina e diesel, mas decepcionou ao não revelar a nova metodologia de reajustes conforme indicado por Graça Foster em outubro, o que levou a forte queda das ações.

E as especulações eleitorais seguem em pauta no mercado; nesta semana, o Datafolha divulgará pesquisa. E, nesta data, o Ibope divulgou pesquisa de intenção de voto presidencial com eleitores do Ceará, mostrando uma queda de Dilma no estado, importante reduto eleitoral da presidente. Contudo, ela continua disparada na frente: em março, Dilma tinha 66% da preferência do eleitorado e passou para 58%, enquanto Aécio e Campos ficaram com 7%.

A pesquisa foi realizada de 27 a 30 de abril, com margem de erro de 3 pontos percentuais e registro no TSE sob o número 00100/2014. Conforme ressalta a XP Investimentos, a perda de espaço, ainda que não capitalizada para um aumento expressivo de intenções de voto aos concorrentes, é expressiva. Cabe lembrar que, em 2010, Dilma venceu o candidato do PSDB José Serra por 77,35% a 22,65% dos votos válidos no estado.

Porém, além das especulações, ainda há outro fator: a tendência de queda do dólar que, no mesmo horário, registrava queda de 0,77%, a R$ 2,230 na venda. No ano, a moeda norte- americana registra queda de 4,69%. Conforme ressalta o analista da Leme Investimentos, João Pedro Brugger, a companhia se beneficia com a baixa da moeda estrangeira, uma vez que ela é importadora de combustíveis para revendê-los no mercado nacional, com um desconto em relação aos preços internacionais e possui boa parte de sua dívida em dólar.

RECORDE NO PRÉ-SAL

Em março, a produção média mensal de petróleo dos campos localizados na província do pré-sal, nas bacias de Santos e Campos, atingiu recorde de 395 mil barris de óleo equivalente, 2,4 por cento acima da melhor marca anterior, registrada em fevereiro (385 mil bopd).

"Contribuiu para esse recorde a produção do primeiro poço interligado a uma boia de sustentação de riser (BSR), no campo de Sapinhoá, iniciada em fevereiro. Esse poço vem apresentando desempenho acima da média e mantém-se como o melhor poço produtor do país, com aproximadamente 36 mil bpd", disse. "O segundo poço desta BSR já foi interligado no início de abril e está produzindo 31 mil bpd."

A Petrobras disse que já foram concluídas as instalações de outras duas boias de sustentação de riser no campo e, ainda no primeiro semestre, será a concluída a instalação da última BSR.

"Tais instalações irão possibilitar a continuidade do crescimento da produção no pré-sal, com a interligação de sete novos poços produtores nos FPSOs Cidade de São Paulo e Cidade de Paraty. Com isso, a capacidade máxima de produção e processamento dessas unidades será alcançada até o terceiro trimestre de 2014", afirmou.

A empresa afirmou ainda que, no curto prazo, começarão a produzir ainda, no pós-sal da Bacia de Campos, as plataformas P- 62, no campo de Roncador, com capacidade de 180 mil bopd, e a P-61, no campo de Papa-Terra, que será interligada à plataforma semissubmersível SS-88, que já está no Brasil.

"Com a entrada dessas unidades, a produção de petróleo terá crescimento sustentável, durante 2014, de 7,5 por cento, conforme previsto no Plano de Negócios e Gestão 2014-2018, podendo variar 1 por cento para mais ou para menos, ao longo do ano."

Nenhum comentário:

Postar um comentário