O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 27 de maio de 2014

ESQUERDA AVANÇA E BIPARTIDARISMO PERDE ESPAÇO NA UNIÃO EUROPEIA



Alexis Tsipras celebra resultado eleitoral com apoiadores em Atenas

“Esta é a oportunidade de eleger o futuro que queres”, dizia a campanha para incentivar os eleitores a votar neste domingo (25/05). O resultado foi perda de espaço do bipartidarismo europeu em contraponto com o avanço de partidos de esquerda e de extrema-direita. Apesar de o Partido Popular Europeu (PPE) e os social-democratas se manterem como as principais forças no Parlamento, eles precisarão reavaliar os rumos da União Europeia.
A esquerda ganhou terreno e consolidou a presença de 42 eurodeputados, sete a mais do que o obtido há cinco anos. O resultado é uma resposta às políticas de austeridade, à ineficiente gestão da crise e à falta de políticas para gerar mais empregos. Desde 2008, a taxa de desemprego da União Europeia disparou, atingindo a marca de 10,6% em setembro de 2013.
O pedido por mudanças foi mais expressivo na Grécia, com a vitória do Syriza, que obteve 26,5% dos votos no país, e na Espanha, onde a Coalização Esquerda Plural e o ingressante Podemosconquistaram 11 cadeiras.
Grécia
Elo mais fraco da Zona do Euro, a Grécia indicará oito deputados de esquerda ao Parlamento, cinco a mais do que em 2009. Os gregos votaram em meio à alta taxa de desemprego, que ultrapassa 25%, de acordo com o Eurostat.
O Syriza, liderado pelo candidato grego à Comissão Europeia, Alexis Tsipras, foi o grande vencedor do pleito, tendo como principal bandeira a luta contra a austeridade. O Partido Comunista da Grécia (KKE) conquistou duas cadeiras com 6% dos votos.
Desde que as medidas de austeridade foram implantadas, diversas manifestações ocorreram no país contra as políticas impostas pela Troika (Banco Cental Europeu, FMI e Comissão Europeia) à Grécia. Jovens, trabalhadores e pequenos comerciantes foram os mais atingidos.
Espanha
Com um crescimento de quase um milhão de votos, a Esquerda Unida tornou-se a terceira maior força política espanhola. O grupo terá quatro deputados a mais este ano, somando cinco cadeiras no total, na Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica (GUE/ING).


Pablo Iglesias saúda apoiadores do Podemos. Campanha foi baseada nas redes sociais e na  internet.

Além disso, o Movimento Podemos surpreendeu e garantiu cinco vagas no Parlamento, indo para o bloco dos Não Afiliados em Bruxelas. Criado há apenas três meses, ele obteve mais de um milhão de votos (8% do total). Os analistas consideram que o movimento reuniu parte do chamado "voto 15-M", saído do movimento social de protesto de 2011.
O resultado marca, também, o fim do bipartidarismo no país, já que o Partido Popular (PP) e o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) juntos não ultrapassam os 50%, perdendo mais de cinco milhões de votos com relação à votação de 2009.



Estas eleições acontecem quase quatro anos após do anúncio de cortes de gastos do então primeiro-ministro José Luis Rodruígez Zapatero (2004-2011), em decorrência da crise causada pela falência do banco Lehman Brothers, e três do surgimento do 15-M.
Outros países
Proporcionalmente, os países com maior representação da esquerda são Chipre, onde 1/3 dos deputados eleitos são de esquerda; seguido pela Irlanda, com 27%, e Grécia, com 26,5%.
Em Portugal, a Coligação Democrática Unitária formada pelo Partido Comunista Português e pelos Verdes terá quatro cadeiras no Parlamento, sendo três do Partido Comunista (PCP), que defende a saída de Portugal da zona do euro e um do Bloco de Esquerda.
Na Irlanda, o Sinn Féin, um dos movimentos políticos mais antigos do país, obteve três assentos, aumentando em dois deputados sua representação.
Na Finlândia, a Aliança de Esquerda (VAS) terá um deputado. A VAS foi fundada através da fusão da Aliança Democrática do Povo Finlandês, do antigo Partido Comunista da Finlândia e da Aliança Democrática das Mulheres da Finlândia.
Os países que terão representação de esquerda no Parlamento Europeu são: Alemanha (7); França (4); Reino Unido (1); Espanha (5); Grécia (8); República Tcheca (3); Portugal (4); Suécia (1); Dinamarca (1); Finlândia (1); Irlanda (1) e Chipre (1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário