por Eduardo Bueres
O Pilha é um desses jovens heróis solitários que, não só aqui no Brasil, despertou a simpatia de outros da sua idade, ou mais, mostrando o quanto é possível lutar contra a arrogância e vencer batalhas difíceis sozinho, armado apenas com a internet, uma Câmera barata na mão e bastante coragem.
O mérito desse fuçador abnegado no emblemático caso 'Aluysio" foi enfrentar e vencer uma barreira tsunâmica de blindagem, quase intransponível, que diuturnamente os donos milionários que controlam a grande imprensa brasileira, chamada de O PIG, dispensa em favor dos políticos da ultra direita, a quem protegem por motivos óbvios.
Graças a sua luta quixotesca de resistência midiática, o solitário jornalista franco atirador do desconhecido Pilha.com , numa jogada de corpo a corpo, foi capaz de fazer um estrago maior que a soma de centenas de blogs progressistas importantes, que batalham 'sem alma' e vigor contido contra o fascismo; que pecam por excesso panfletagem explícita e pouca ação de campo.
São bastante numerosos os sites que pertencem à esta parte maior de um universo onde poucos criam ou produzem ou pensam que outros pensam que o fazem, se contentando apenas em multiplicar as mesmices alheias. Em razão disso, criou-se uma classe que serve intelectualmente a uma outra elite: refiro-me aquela que fornece e põe na mesa o pão novo das ideias de cada dia e faturam alto, por mérito.
Rodrigo Grassi Cademartori, o Rodrigo Pilha, como ficou conhecido após organizar um pequeno ato de protesto contra o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STJ, que foi sonoramente vaiado,
|
Precisamos de mais exemplos como o do jovem Pilha, que sem o uso da violência e dentro das regras democrática, vai desnudando a hipocrisia e, quase poeticamente, vai forjando com rara humildade e até certa dose de ingenuidade, a verdadeira imagem dos futuros militantes de esquerda que povoarão o mundo neste rumo à segunda metade do século XXI; que enfrentarão e confrontarão com suas ideias malucas, seus PCs de garagem e suas pernas boas de carreira, a tirania e a violência da onda conservadora e capitalista capitaneada pelos EUA e seus sócios lacaios da UE, que pretendem desestabilizar e triturar qualquer um país que não se ajoelhe diante aos seus interesses econômicos.
Pilha deu a régua e o compasso para outros jovens blogueiros que podem repeti-lo neste gesto genial de guerrilha cibernética de resistência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário