O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A LUTA CONTINUA! : APÓS NEGOCIAÇÃO,OPERÁRIOS DE JIRAU RETORNAM AO TRABALHO

http://www.agenciat1.com.br/wp-content/uploads/2011/03/cut_camara.jpg

Porto Velho (RO) - Os trabalhadores da usina Jirau, em Rondônia, aprovaram em assembleia geral nesta segunda-feira (11) as propostas emergenciais obtidas em negociação entre sindicalistas e a construtora Camargo Corrêa.
http://www.mundosindical.com.br/web/emanager/noticias/upload_/noticias/Carlos-Lupi.jpg
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esteve em Jirau e Santo Antônio para inspecionar as obras. Os operários estavam há 26 dias em paralisação em protesto contra más condições de trabalho.
Eles retornaram ao canteiro de obras com a condição de 5% de antecipação salarial, aumento para R$ 132 no valor da cesta básica e direito de licença de cinco dias a cada três meses trabalhados com passagens de avião até as capitais. Há ainda alteração da empresa que garante o auxílio-alimentação, além de opção de plano de saúde, e abono de 50 horas aos trabalhadores alojados e que continuaram realizando manutenção no período em que a obra permaneceu parada.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfuFwiW6A67ZSTURIsjOjpDwVRwDTanVY7By9NGkzKVldhoO94bPT6MtPN_Ct8vO-r4k6W5egO3SFFO7pqZvYlMU6LVqJoSn2eCxH2wHBsBx1kXiZhyphenhyphenikruN6g9odYTTcUfq8XWLrg0Rg/s1600/G1+-+USINA+DE+JIRAU+-+RONDONIA+-+17+MAR%25C3%2587O.jpg
A proposta foi negociada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e Madeira (Conticom) e pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Rondônia (Sticcero). 
http://www.imagemnews.com.br/arquivos/imagens2010/1D8_Jirau.JPG
O secretário de Administração e Finanças da CUT, Vagner Freitas, alerta que, a exemplo da decisão dos trabalhadores em Santo Antônio no último dia (4), o retorno ao trabalho pode ser temporário caso as construtoras não cumpram o acordo. “Voltaremos ao confronto se não houve disposição em negociar melhoras nas condições de trabalho”, disse.
http://www.cut.org.br/sistema/ck/images/destaques/Vagner%20assembleia.jpg
Vagner Freitas (centro) e camaradas da CUT, falam para os trabalhadores
Ele também lembra o Pacto Nacional da Construção Civil, em negociação com o governo. “Queremos um protocolo com regras para definir condições de contratação, alojamento, folga para retorno ao lar, jornada de trabalho pagamento de horas extras", pontuou.
Durante a visita, Lupi recebeu relatos e denúncias a respeito das condições de trabalho. Os problemas serão pauta de reunião entre o ministro e a CUT ao final do dia.
http://www.portalrondonia.com/web/arquivos/imagens3/DA3_CONCRETA1.jpg
Os trabalhadores de Santo Antônio também aprovaram propostas semelhantes às de Jirau, negociadas com a construtora Odebrecht, CUT e sindicatos ligados à construção civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário