O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 26 de abril de 2011

LUZ NO FIM DO TUNEL

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgY8KtVVA0ZEKg7guYMHW9RQaaB9G92bbNq8OLlne5MnbbWtAYxkOUtr56uuYlJw_0bxuk3AWhegwcH10lvFGOh6qtA4_Ny9d-i0AhKCd08DE1Hpi5D3_i5E1VT-kc6n37rWPgKjuFROko/s1600/luz-no-fim-do-tunel.jpg
Dilma promete maior compensação aos estados mineradores

Na data comemorativa da Inconfidência Mineira, a presidenta Dilma reiterou, na quinta-feira passada, em Ouro Preto (MG), a disposição do seu governo de rever os royalties pagos pelas empresas pela exploração mineral no país. 
Dilma defendeu a "devida compensação" pela exploração mineral, assim atendendo às expectativas do governador mineiro Antonio Anastasia, que encampou a revisão da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais como uma de suas principais bandeiras. 
Disse a presidente o seguinte: "Não é justo, nem tampouco contribui para o desenvolvimento do Brasil que os recursos minerais sejam daqui tirados e não haja a devida compensação. Esta compensação é condição para que as novas reservas naturais tenham um sentido, que não se concentre nas mãos de poucos, mas se difunda por toda sociedade."


Comentário do Hupomnemata: Assim como a Minas, o assunto é vital para o Pará. Acho incrível como, apesar da Lei Kandir e de outras questões referentes à mineral serem, com freqüência, colocadas em questão, não há um debate mais consistente a respeito formado. O Pará precisa se acostumar a se ver como um estado minerador para superar essa lacuna. É uma imagem de difícil assimilação, mas é a realidade. 
Repostado do blog Hupomnemata

Nenhum comentário:

Postar um comentário