O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

domingo, 10 de abril de 2011

GREVE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ


Macapá (AP) - Está programado para está segunda-feira, 11, uma paralisação na universidade federal do Amapá – UNIFAP. 
 
Segundo informação dos lideres do movimento, a paralisação irá ocorrer pela falta de dialogo da reitoria com os acadêmicos. Para os manifestantes apesar de novos prédios e cursos, a situação da universidade está cada vez pior. Está faltando tudo, exceto atitudes antidemocráticas do reitor. 
Os Estudantes, técnicos e docentes apresentaram pautas de reivindicações à administração e pediram respostas. A reitoria não apresentou qualquer solução, mesmo à pauta dos docentes entregue em agosto de 2010. Sem respostas, os movimentos foram à mídia denunciar os problemas.
Com a pressão de estudantes, técnicos e professores, a reitoria cedeu e acatou a reunião que ocorreu no ultimo dia (4), Na reunião, apesar do caos instalado pelos problemas da instituição, o reitor disse que as reivindicações eram devaneios. Além disso, a reitoria não teria apresentado alternativa aos problemas, deixando claro o desrespeito às categorias e a falência da máquina administrativa na UNIFAP.
A reitoria teria informado apenas que iria continuar abrindo cursos. Segundo os acadêmicos isso só ampliaria os problemas. A maioria dos estudantes saiu mais indignada que entrou. Ao final da reunião, a palavra de ordem “Ô, ô, ô reitor, aprende isso: Educação é compromisso!” ecoou dentro e fora do anfiteatro em protesto à ausência de soluções. SINDUFAP, SINSTAUFAP e DCE chamaram assembleias e todas as categorias decidiram paralisar nesta segunda feira.
Para eles a paralisação tem duas funções:
1. Mostrar que a reitoria precisa discutir os problemas da universidade de forma democrática e apresentar soluções;
2. Mostrar ao MEC os problemas que o REUNI está trazendo às Universidades.
A paralisação de amanhã 11 de abril terá diversas ações na frente da Unifap. Entre as ações está a Posse da nova diretoria do SINSTAUF.

Notícias da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário