O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 26 de abril de 2011

NUM DIA COMO HOJE...


..ocorreram muitas coisas boas. Há datas que são funestas, como o 11 de setembro (Chile, 1973; EUA, 2001), mas outras, como 25 de abril, em que os acontecimentos são tão "alvissareiros", como diria o finado João Amazonas, que têm o poder de nos fazer voltar a acreditar na humanidade...  


Claude Joseph Rouget de Lisle

La Marseillaise (A Marselhesa) - O Hino Nacional da França foi composto em 25 de abril de 1792 por Claude Joseph Rouget de Lisle, a pedido do prefeito de Estrasburgo, para animar a luta dos exércitos revolucionários franceses contra as forças austríacas. A canção se chamou inicialmente Chant de guerre pour l'Armée du Rhin (Canto de Guerra para o Exército do Reno), mas ela acabou apropriada pelos marselheses, que a entoavam quando chegaram à Paris numa das jornadas revolucionárias. Adotada como hino nacional pela Convenção em 1795, a Marselhesa ficou banida sob os reinados de Napoleão Bonaparte (1799-1815) Luís XVIII (1815-1824) e Napoleão III (1852-1871). Resgatada pela Revolução de 1830 e pela Comuna de Paris de 1871, a Marselhesa teve seu status recuperado na III República, além de ter sido consagrada pelas Constituições das IV e V Repúblicas. Alguns imbecis politicamente corretos chegaram a propor a mudança da letra da Marselhesa por ela ser "muito sangrenta". Por esse critério, a Bíblia e os clássicos greco-romanos também deveriam ser reescritos...           




Populares de Lisboa saem às ruas em apoio à Revolução
Revolução dos Cravos - Em 25 de abril de 1974, um golpe militar derrubou o regime salazarista que dominava Portugal havia 40 anos. A senha para a movimentação das tropas foi a canção Grândola, Vila Morena, composta por Zeca Afonso, uma referência à fraternidade das pessoas de uma comunidade do Alentejo. A operação para depor o primeiro-ministro Marcelo Caetano foi organizada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), comandada por militares de média patente (capitães) que tinham lutado nas guerras coloniais. Os militares enfrentaram pequena resistência da PIDE, a polícia política do regime. O povo se confraternizou nas ruas com as tropas insurgentes; cravos foram colocados nos fuzis dos soldados, o que daria o nome à revolução. O movimento desencadeou um processo de intensa luta política e de classes que provocou muita instabilidade mas abriu as portas de Portugal ao século XX.        






Libertação da Itália - No dia 25 de abril de 1945, a resistência italiana - formada principalmente pelos comunistas - revoltou-se em Milão e outras cidades do norte da Itália contra a ocupação nazista e contra as falanges fascistas da República Social Italiana de Benito Mussolini. Foi neste contexto que os partigiani, guerrilheiros da resistência, sob a direcção do CLNAI (o comitê dirigente da libertação, que entre os seus dirigentes incluía Sandro Pertini, futuro presidente da República), foram ocupando sucessivamente Milão, Bolonha, Gênova e Veneza, antecipando-se à chegada das tropas aliadas. No próprio dia 25 de Abril, o CLNAI declara a insurreição geral e decreta a pena de morte para os generais fascistas. Três dias depois, a 28 de Abril, as tropas nazistas e fascistas capitulavam perante os exércitos aliados, e Mussolini era executado sumariamente pelos partigiani quando tentava fugir, com a sua amante Clara Petacci, para a Suíça. Os seus cadáveres, com os dos colaboradores, foram expostos na Praça Loreto, em Milão.







Ella Fitzgerald - Uma das maiores cantoras de
jazz de todos os tempos, conhecida como Primeira-Dama da Canção, nasceu em 25 de abril de 1917 em Newport New, Virgína. Nem divas como Billie Holiday a superaram. Segundo a definição de um especialista, Ella tinha uma "extensão vocal que abrangia três oitavas, era notória pela pureza de sua tonalidade, sua dicção, fraseado e entonação impecáveis, bem como uma rara habilidade de improviso semelhante a um instrumento de sopro". Ella gravou com Louis Armstrong, Count Basie, Duke Ellington e Joe Pass. Entre inúmeras músicas, destacam-se Summertime, Every Time You Say Goodbye, Begin the Beguine e discos memoráveis como Porgy and Bess.  







Paulo Vanzolini - Em 25 de abril de 1924 nascia em São Paulo Paulo Vanzolini, que se tornaria um importante zoólogo, mas ficaria famoso pelas atividades desenvolvidas nas horas de boemia, como compositor de MPB. Entre suas músicas estão Ronda, Volta por Cima, Na Boca da Noite, Capoeira do Arnaldo, Cuitelinho, Praça Clóvis, Samba Abstrato, entre outras.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário