O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 30 de abril de 2011

Repasse de recursos para vítimas das chuvas no Amapá será investigado pelo MPF

http://oglobo.globo.com/fotos/2011/04/14/14_MHG_sp_acreinund.jpg
Inquérito vai acompanhar aplicação de verbas em municípios atingidos pelas enchentes
Macapá (AP) - O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) vai acompanhar a liberação dos recursos do Ministério da Integração Nacional para o Governo do Estado do Amapá e prefeituras. Por meio de inquérito civil público a instituição quer saber como e onde serão aplicados os recursos federais destinados às ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução de municípios atingidos pelas chuvas em abril.
A Secretaria Nacional da Defesa Civil deverá informar o valor e a forma como serão feitos os repasses ao estado e/ou municípios. A secretaria deverá, ainda, delimitar as ações planejadas e identificar os municípios a serem beneficiados.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglsvpZvKiHDH8htGw1V1tJSgENZPNBD7qJ0Tdoy7NZEQsonHy0U2gRi9eRiRSFS2agpDUNc5GSOL71zNZKk62PSBo47P8fbyY2VlSEGc9EgTJxu-K1Bci-aVNaKSOvECBeScdv5Dpb6xo/s1600/DSC04448.JPG
De acordo com a Defesa Civil do Amapá, sete municípios foram parcialmente inundados. Em situação mais grave está Laranjal do Jarí, onde cerca de 3 mil pessoas foram atingidas direta ou indiretamente pelas chuvas. Porto Grande e Ferreira Gomes calculam mais de mil pessoas afetadas pelas enchentes.
http://1.bp.blogspot.com/_Tl-w_NLILBE/R_aPdqN6iAI/AAAAAAAABSk/FNkUN1ZaIJI/s400/enchente%2Bjari%2B2000.jpg
Laranjal do Jarí, sul de Macapá
Recursos estão disponíveis para municípios de todo o Brasil atingidos por desastres naturais. Para ter acesso, é necessário solicitar diretamente aos órgãos federais. Sem a solicitação, pode não haver repasse.

Há menos de um mês, o Ministério da Integração Nacional repassou para o estado mais de R$1,5 milhão. O valor deve ser destinado aos municípios atingidos pelas enchentes. O MPF/AP vai acompanhar a aplicação das verbas.
  
MEMÓRIA:
Foto em Laranjal do Jari

 A foto acima é de 2006, na cidade de Laranjal do Jari, quando ocorreu um grande incêndio que, segundo informações colhidas no Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Amapá na época, ocorreu possivelmente, pela manipulação  e armazenagem equivocada de dois botijões em um supermercado; outro fato que explicaria o sinistro, seria, exatamente, a falta de chuvas e o forte vento que naquele momento castigava a região.Irônico,né?

Notícias da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário