O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

AMAZÔNAS URGENTE! : INDIOS ATACAM ÔNIBUS A FLEXADAS, NA ZONA OESTE DE MANAUS


Coletivo da linha 216 seguia com aproximadamente 40 passageiros, em direção ao Centro, quando um grupo de indígenas desferiu uma flecha contra o ônibus

.
Indígenas querem paradas na frente do bairro Nações Inígenas no Tarumã (Luíz Vasconcelos)
 
Passageiros que se encontravam dentro da linha 216 – Campos Sales -, viveram momentos de pânico na manhã desta quinta-feira (28), quando um grupo de indígenas acampados em uma área verde, do loteamento Paraíso Tropical, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, desferiram uma flecha em direção ao coletivo, que trafegava nas proximidades da entrada da comunidade Parque Riachuelo.

O ônibus seguia com aproximadamente 40 passageiros para o Centro da cidade.

“O motorista não parou e todos nós ficamos com medo que pudesse acontecer algo pior, como depredação do veículo e agressão contra o motorista, cobradora e até mesmo contra nós passageiros”, declara a costureira Andréia Pessoa, 35, que estava dentro do ônibus.

Segundo ela, os indígenas - que há pouco mais de três semanas ocuparam uma área do local -, estavam tentando entrar de graça no coletivo.
Além da linha 126, outras duas, 059 (Cidade Nova) e 813 (Executivo), que também circulam nas proximidades da área ocupada pelos indígenas, também corem o risco de serem atacadas.

O motorista da linha 126, seguiu para registrar o caso no 8º Distrito Integrado de Polícia (8º DIP), no bairro da Compensa.

Acordo

A reação dos indígena, de acordo com Paulo José Ribeiro Apurinã, se deu em virtude do não cumprimento de um trato firmado ontem (28), entre os ocupantes do loteamento Paraíso Tropical e o coordenador da linha 059, Miguel Gazineu, de que os coletivos parariam em frente a ocuapaçã, que não dispõem de nenhum ponto de ônibus nas proximidades.

Entretanto, a informação não teria sido repassada aos motoristas, que segundo Apurinã além de não parerem estariam jogando so veículos contra eles, o que resultou no ataque desta manhã.

Fonte: Acrítica


Nenhum comentário:

Postar um comentário