O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ex-presidente da Colômbia divulga notícia falsa sobre unificação de Cuba e Venezuela

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,36716455,00.jpg


O ex-presidente da Colômbia postou o link para a notícia sem referência de que ela seria falsa
O ex-presidente da Colômbia postou o link para a notícia sem referência de que ela seria falsa

Eliano Jorge
Marina Dias

Sem fazer nenhum comentário adicional, o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe escreveu em seu perfil no Twitter, que "Venezuela e Cuba serão um só país em 2018". Logo após a frase, ele publicou um atalho para a notícia do jornal La Patilla, da Colômbia, cujo título repetia o tuíte.
Aos mais desatentos, faltou a informação de que se tratava de uma brincadeira. Em diversos países da América Latina, é Dia dos Santos Inocentes, que equivale ao 1º de Abril para os brasileiros, o Dia da Mentira.
Disfarçada de reportagem séria, a pegadinha anunciou para 31 de dezembro de 2018 a união dos dois países, que são separados pelo Mar do Caribe. A futura nação, com capital em Havana, sob o comando de Hugo Chávez, se chamaria República Popular Democrática Socialista de Martí e Bolívar, em homenagem aos respectivos heróis das independências cubana e venezuelana, José Martí e Simón Bolívar. Seus cidadãos seriam "martolivarianos".
- A informação foi revelada por uma fonte ligada à Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba, principal órgão legislativo desse país e confirmada por organismos de inteligência dos Estados Unidos durante a noite desta terça-feira (27) - brincou o jornal.
Uma falsa reprodução da capa do periódico oficial cubano Granma mostrou a manchete fictícia "Informação a nosso povo" em que seria detalhada a unificação.
- É uma decisão geoestratégica que veio no momento mais oportuno para nossos países - inventou La Patilla, atribuindo o texto à principal publicação do governo castrista. - Será o eixo geopolítico das novas mudanças revolucionárias regionais deste século que se iniciarão em 4 de fevereiro de 2012 e terminarão sua concretização e fusão definitiva para 31 de dezembro de 2018 - acrescentou.

Cuba situa-se na América Central, enquanto a Venezuela
é um país sul-americano (foto: Reprodução)
Comunicado inverídico imputado à vice-presidência venezuelana afirma:
- A autodeterminação dos povos bolivarianos e martianos é irrefreável e se conjugarão numa só república independente como parte da refundação de uma América mais integrada e unida por laços de irmandade e solidariedade.
A piada colombiana continuou:
- O porta-voz do Departamento de Estado americano, Mark Tonar, disse que a Casa Branca "está extremamente preocupada por uma medida de tal envergadura tomada às costas da comunidade americana e num momento tão crítico politicamente para o hemisfério". "Estamos alerta para os próximos acontecimentos e advertimos aos governos de Venezuela e Cuba que devem desistir de um ato que consideramos uma ameaça frontal aos interesses dos Estados Unidos no continente".
http://www.hacer.org/latam/wp-content/uploads/2010/08/raul_castro_chavez.jpg
O texto termina com o esclarecimento de que tudo não passa de uma brincadeira: "...e feliz Dia dos Santos Inocentes da parte de toda a equipe de lapatilla.com".
De longas datas
Presidente há 13 anos, Chávez mantém relações estreitas com Fidel e Raúl Castro, que comandam a ilha caribenha desde 1959. O venezuelano realiza em Cuba o tratamento médico de um câncer.
O Dia dos Santos Inocentes se refere à história da chacina de recém-nascidos determinada pelo rei Herodes, da Judeia. Os veículos de comunicação espanhóis e latino-americanos costumam publicar informações falsas para surpreender os desavisados. Essas brincadeiras são conhecidas como "inocentadas". 



TERRA MAGAZINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário