O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Graziano quer 30 países pobres unidos contra fome

http://content-portal.istoedinheiro.com.br/istoeimagens/imagens/mi_1199696444436235.jpg
 GENEBRA - José Graziano assume nesta terça-feira, 3, o cargo de diretor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), com a promessa de promover uma mudança radical na forma de lutar contra a fome no mundo e anuncia que sua prioridade se concentrará em romper a dependência dos países mais pobres em relação às doações de alimentos feitas pelos países ricos. Para ele, 2012 marcará uma “mudança na direção da luta contra a fome”.
Em um artigo publicado no jornal italiano La Repúbblica, Graziano revelou que sua primeira medida será a de se reunir com os 30 países mais pobres do mundo para montar uma estratégia e ajudar na mobilização de recursos para lutar contra a fome.
O brasileiro inicia seu trabalho, porém, com uma mesa acumulada de tarefas incompletas deixadas por seu antecessor: nos últimos dez anos, a fome aumentou nas regiões mais pobres, os recursos caíram e a falta de alimentos em algumas regiões se tornou endêmica. A crise internacional ainda fez com que 40 países atrasassem suas contribuições para a entidade.
Graziano indicou que quer insistir no combate à fome nos países mais pobres, relançando estratégias para garantir a segurança alimentar e montar uma ofensiva para resgatar países que sofrem de crises crônicas.
O brasileiro, no entanto, admite que a falta de recursos é um desafio e que a batalha contra a fome que tem pela frente é “longa e difícil”. Segundo ele, a FAO não pode agir sozinha e vai apelar por uma “nova e forte mobilização internacional”. Graziano teve seu orçamento praticamente congelado pelos países ricos e sabe que enfrentará uma seca em doações diante da recessão na Europa em 2012. 

Jamil Chade, de O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário