O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Debate entre Dilma e Aécio é comparado a ‘UFC’ nas redes


No primeiro debate entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) do segundo turno das eleições, os dois presidenciáveis foram ao ataque.

Se nas primeiras propagandas políticas – que recomeçaram na semana passada -, ambos evitaram críticas diretas, no encontro da TV Bandeirantes desta terça-feira os dois resolveram partir para cima.

“A impressão que tenho é que a senhora não governou o Brasil nos últimos quatro anos”, Aécio atacou. “O senhor só se compromete a manter meus programas”, Dilma rebateu.
Os ataques da televisão fizeram com que o debate virasse UFC nas redes sociais. Pelo Twitter, as pessoas começaram a comparar o embate da TV com a disputa de lutadores das artes marciais mistas no Ultimate Fight Championship.
“Sobre o debate dos presidenciáveis na Band: parece uma luta sangrenta de UFC”, disse Nivea Soares, uma das mais retuitadas. “O estúdio da Band virou octógono”, opinou Fabiano Costa.
As palavras “debate” e UFC” relacionadas apareceram mais de 500 vezes no Twitter na noite em que Dilma e Aécio se enfrentaram na televisão.
O formato do debate – com quatro blocos de perguntas e respostas entre os candidatos – favoreceu o clima tenso do encontro.
Foi a primeira vez que os dois trocaram ataques frontais, com a petista citando corrupção e nepotismo para atingir o candidato tucano, que, por sua vez, fazia questão de trazer para o PSDB os méritos da criação de programas sociais, como o Bolsa Família.
Pelo público das redes sociais, a disputa foi acirrada a tal ponto que ficou difícil identificar o vencedor. Dilma e Aécio tiveram seus nomes entre os termos mais citados do Trending Topics mundial do Twitter durante o debate – a petista foi mencionada 103 mil vezes na última hora do embate da Band, enquanto o tucano teve seu nome citado 102 mil vezes.
“Se fosse o UFC, a Dilma já teria caído no primeiro round! Como é um debate ficou cambaleando até o fim!”, tuittou Jonatas Camargo. “Resultado final do UFC eleitoral: Vitória, por pontos, de Dilma. 10-9, 9-10, 10-9″, comentou Marcos Soares.
Um dos temas que esquentaram o debate entre os candidatos foi o Bolsa Família. O senador disse seu partido, o PSDB, foi quem criou o Bolsa Família no governo de Fernando Henrique Cardoso.
“Se fizermos um DNA do Bolsa Família, candidata, o pai será o presidente Fernando Henrique e a mãe será D. Ruth Cardoso”. A petista respondeu: “Chegamos à fabulação, ao perigoso terreno da lenda. Vocês jamais aplicaram recursos em grandes programas sociais.”
Nas redes, o tema também repercutiu bastante, e a palavra “bolsa família” figurou nos Trending Topics como uma das mais mencionadas no Twitter brasileiro.
O discurso do ‘medo’ usado pelos dois candidatos também reverberou na Internet. Dilma fez a primeira menção à palavra, já usada em sua campanha: “Acho que o povo brasileiro tem de ter muito medo, porque está em questão se vai ou não vai haver emprego”. Ao que Aécio respondeu: “Realmente, há medo na sociedade brasileira hoje. Há medo do PT governar por mais 4 anos”.
A troca de farpas entre os candidatos a respeito das denúncias de corrupção envolvendo seus partidos também repercutiu entre os que acompanhavam o debate pelas redes sociais.
A discussão cresceuno Twitter quando Dilma respondeu a uma pergunta de Aécio a respeito das acusações de corrupção na Petrobras citando uma série de escândalos envolvendo tucanos e afirmou que todos os culpados estavam soltos.
“Onde estão os envolvidos no mensalão tucano? Todos soltos. Onde estão os envolvidos na compra de trens do metrô? Todos soltos. Essa é a minha indignação que o senhor não enxerga”, reclamou a candidata petista.
Para muitos espectadores, no entanto, o saldo final de uma discussão sobre corrupção foi negativo. “Que triste ver um debate em que ganha o candidato que mostrar mais corrupção no partido do outro”, tuitou Seu Coringa.

Saiba Mais: bbc

Nenhum comentário:

Postar um comentário