O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dilma faz clip de paz com tucanos em pé de guerra

247 – Como um antídoto para evitar o que se conhece por 'terceiro turno' – o acirramento da oposição dos perdedores sobre os vencedores nas urnas, em lugar da aceitação democrática do resultado – o PT tem adotado, há alguns dias, programas de Dilma Rousseff em tom de união nacional.
- Que venham os novos tempos de esperança (...). Que fiquem no passado os nobres que não sabem dividir, a minoria que pisa e desdenha (...). Que venha o futuro, diz o locutor. Nas imagens, cenas já apresentadas no programa eleitoral petista. O destaque ficou para a recuperação parcial do polêmico comercial político petista que mostrava famílias hoje na classe média mas enxergavam suas próprias imagens no passado, enfrentando fome, desemprego e abandono social.
Não há referências críticas ao candidato Aécio Neves e ao PSDB. Da parte dos tucanos, no entanto, o discurso dos principais líderes é de acirramento da oposição.



Enquanto o próprio Aécio declarou que "esta foi a campanha mais suja desde a redemocratização do País", o coordenador da campanha tucana em São Paulo deu uma mensagem de risco institucional para o caso da reeleição de Dilma:
- A pergunta que qualquer pessoa intelectualmente honesta deve se fazer é se com esse perfil político do eleitorado, ainda que vitoriosa nas urnas, Dilma teria condições de governar o Brasil?, perguntou Goldman em artigo.
O atual vice-presidente do PSDB acredita que os votos do PT estão localizados nas áreas economicamente mais carentes, nas quais os programas sociais do governo têm mais peso entre a população.
- O Brasil do trabalho formal, produtivo, dos seus trabalhadores e empresários, no campo e na cidade, o Brasil da cultura e da tecnologia - essa é, de fato, a elite brasileira - rejeitou, por ampla maioria, o PT e sua candidata, demarcou Goldman, referindo-se ao resultado do primeiro turno.
Com vantagem numérica, agora, nas pesquisas de opinião, o PT e seu comando tentaram introduzir nas peças publicitárias uma resposta a esse tipo de argumento:
- Somos todos, somos mistos, somos negros, somos índios sim, somos pardos, brancos, vermelhos, azuis e amarelo, somo arco-íris, diz o locutor, em tom emocionado.
O comando da campanha petista está preocupado com a reação tucana aos resultados, especialmente porque o partido tem militantes e influência em posições de destaque da mídia tradicional. Acredita-se entre os principais auxiliares de Dilma que, desde agora, o partido deve se preparar para proteger, institucionalmente, a presidente após o próximo domingo.

Um comentário:

  1. Incrivelmente lindo e inspirador, isso lembra um comentário meu ao dizer a Dilma, nesses momentos de intenso ódio que ronda essa campanha, a unica forma de vencer esse ódio é estender uma ponte de paz e amor para desarma los, maravilhoso e muito emocionante!

    ResponderExcluir