O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

domingo, 12 de outubro de 2014

Presidente do PSB vai apoiar Dilma



Por: Miguel do Rosário

Triste constatar isso, mas Roberto Amaral, presidente do PSB, está para ser defenestrado pela Globo, que publicou inúmeros artigos extremamente agressivos contra o político.
A cúpula do PSB pernambucano, envolvida num mensalão junto com o PSDB, assumiu seu lado coronelista.
Discute-se o futuro da legenda não em linha com sua história política e ideológica, não em função do interesse nacional, mas seguindo o que a família de Campos quer.
E não se acusa Amaral de nada, apenas de ser “ligado ao PT”.
Ora, o PSB foi aliado do PT desde sua fundação. Participou dos governos Lula e Dilma.
Amaral foi ministro do governo Lula?
Sim.
Eduardo Campos também, e por mais tempo e com um peso maior.
A relação de Eduardo Campos com o governo do PT, que até então se pensava programática (e se revelou, mais tarde, oportunista) rendeu à Pernambuco um grande aporte de recursos federais.
A ligação do PSB com o PSDB é recente, e contradiz totalmente o programa e a história do partido.
E não sou eu que falo, é o próprio Roberto Amaral, hoje, que desabafa na imprensa:
“Quando o Partido Socialista Brasileiro teve a oportunidade de avançar, de se preparar para construir uma proposta de socialismo para o século 21, ele optou pelo patriarcalismo, ou, se quisermos, pelo coronelismo”, disse em entrevista ao “Estado de S. Paulo”.
Minoria na sigla, Amaral deve deixar a direção do partido no próximo dia 13, dia da eleição da Executiva. Carlos Siqueira, que hoje ocupa a primeira-secretaria do PSB, é apontado como o favorito para assumir a direção, com o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, como primeiro vice-presidente.
“Essa é uma característica da classe dominante pernambucana. Mesmo quando o engenho vai à falência e o filho do dono do senhor de engenho vai morar em Boa Viagem [avenida em área nobre de Recife], ele continua ideologicamente senhor de engenho”, declarou Amaral.
A coluna do Ilimar Franco de hoje, no Globo, diz que Amaral vai batalhar pela reeleição de Dilma Rousseff.
Amaral, segundo Ilimar, “acusa o partido de jogar no lixo da história a oposição de oito anos ao governo FHC”.
Se é verdade isso, bem vindo Amaral!
Os que lutam para aprofundar um modelo de desenvolvimento humanista e popular, focado na segurança e bem estar dos trabalhadores, te cumprimentam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário