O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Altman: “Aécio deixaria o Brasil sem sapatos”

Mr. Cucaracha Never


O candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves, "não deixa dúvidas que gostaria de dar um cavalo de pau na política internacional estabelecida pelo PT". A opinião é do jornalista Breno Altman, que escreve no blog feito em parceria entre o 247 e o portal Opera Mundi. Ele ressalta que, sob o governo de Fernando Henrique Cradoso, "a política internacional brasileira funcionava como apêndice dos interesses norte-americanos, submetida à estratégia econômica do governo tucano".
Altman afirma, porém, que esse processo "foi bloqueado" com a eleição de Lula como sucessor de FHC e Hugo Chávez na Venezuela. "A ALCA foi fulminada no novo cenário. Abriu-se espaço para uma outra estratégia de crescimento, na qual o Brasil tornou-se peça decisiva", diz ele. "Talvez em nenhuma outra questão foi tão profunda a mudança conduzida pelas administrações petistas. O centro da política internacional passou a ser o esforço para a integração autônoma da América Latina, como espaço prioritário para a consolidação da própria economia brasileira", acrescenta.
"A verdade é que o programa tucano representa alternativa antagônica ao curso seguido por Lula e Dilma em política internacional", afirma ainda Breno Altman. Segundo ele, "a eventual eleição de Aécio Neves teria fortes consequências regionais, provavelmente abalando o atual desenho geopolítico latino-americano e enfraquecendo o diálogo sul-sul. Não é à toa a torcida descarada e pró-tucano das elites financeiras internacionais e seus meios de comunicação".
O jornalista traz à tona o episódio em que o diplomata Celso Lafer, durante o governo tucano, tirou os sapatos ao chegar aos Estados Unidos em missão oficial, diante de exigências das autoridades de segurança. "De meias, aceitou o ultraje colonial contra o pais que deveria representar com altivez", opina Altman, fazendo um paralelo com as intenções de Aécio. "Os centros imperialistas de poder não querem outra coisa: o Brasil, novamente sem sapatos, facilitaria enormemente a manutenção de sua hegemonia planetária".

Fonte  247
 
Leia a íntegra em Aécio deixaria Brasil sem sapatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário