O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

GREVE DOS BANCÁRIOS DEVE TERMINAR HOJE


Terça-Feira, 25/09/2012

Greve dos bancários pode terminar hoje (Foto: Diário do Pará)
Negociações podem por fim a paralisação nacional dos bancários que já dura oito dias (Foto: Diário do Pará)
Uma reunião marcada para às 14h desta terça-feira (25) entre a Federação Nacional dos Bancos, Fenaban, e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Contrafi, na cidade de São Paulo pode por fim a greve nacional dos bancários que completa hoje oito dias.
De acordo com Sandro Mattos,diretor jurídico do sindicato dos bancários do Pará e Amapá, as negociações que podem por fim a paralisação serão fundamentadas em quatro eixos. "Estamos negociando para que os bancos atendam nossas reivindicações sobre a melhoria do piso salarial, a questão da nossa segurança, a adequação dos índices de reajuste que está ligada ao acréscimo da inflação. Pela minha experiência se houver uma compensação entre 2 a 2,5% acima das perdas da inflação acredito que a negociação deverá ser repassada aos sindicatos que só decidem pelo fim da greve após assembleia geral", afirmou o diretor.

Enquanto isso a categoria vai fortalecendo o movimento de greve no Pará em cima das agências privadas. Como todos os bancos públicos já aderiram ao movimento os esforços são pela paralisação nos bancos particulares.
Segundo o sindicato todas as agências da BR-316 já fecharam as portas, em Eldorado dos Carajás, onde havia uma maior resistência, a adesão está ocorrendo aos poucos.  
Além da negociação em São Paulo entre a Fenaban e a Contrafi, funcionários do Banpará já estão em negociação com o governo estado.


(Kleberson Santos/DOL)

Um comentário:

  1. Como sabido a greve no Banpará foi encerrada, mas com:

    “Moção de repúdio ao Governador – A assembleia do funcionalismo do Banpará aprovou o acordo construído em mesa. Porém, aprovou também uma moção de repúdio ao governador Simão Jatene (PSDB) pela interferência negativa do poder executivo no processo de negociação do funcionalismo com o Banpará, sobretudo pela intransigência em todo o processo negocial e pela retirada do tíquete extra, conquista obtida através da luta e do debate democrático com a gestão passada do banco durante o governo Ana Júlia (PT).”

    Fonte: Bancários PA

    ResponderExcluir