O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

SANTARÉM-PARÁ: A LENDA DO BOTO NO ÇAIRÉ

Este fim de semana foi marcado pelo Çairé, na vila de Alter do Chão, em Santarém do Pará. Além do ritual que dá nome ao evento, houve a disputa oficial entre as agremiações Boto Cor de Rosa e Boto Tucuxi no Lago dos Botos, arena onde acontece a apresentação.
 O Boto Tucuxi, com 700 brincantes, defendeu o tema “O Imaginário Tapajó”. O Boto Cor de Rosa, com 800 integrantes, reconstituiu a tradição da festa, com todos os símbolos tradicionais, em seu tema “A vida e a fé do povo Borari”.
 Cinco jurados avaliaram 15 quesitos, entre eles cantador, apresentador, rainha do artesanato, rainha do lago verde, boto homem, boto animal, ritual, letra das canções, pajé, sedução do boto, alegorias, carimbó e torcida. As notas foram lacradas e guardadas no quartel da PM, até a apuração amanhã à tarde.
 Nesta segunda-feira, haverá a derrubada dos mastros pela comunidade local e encerramento da festividade.
Confiram mais fotos dessa fascinante festa baseada na mais linda lenda amazônica.





FOTOS: RODOLFO OLIVEIRA
 
Blog do Poter.


_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário