O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A iraniana irada e o religioso zeloso



A polícia aborda uma iraniana por uso de "véu ruim"
O Diário saúda libertárias e libertários de todo o mundo, aquelas pessoas raras que empurram a humanidade para a frente e para melhor enquanto a manada fica sentada na poltrona.
Hoje a saudação se dirige, em especial, a uma iraniana que, nesta semana, ganhou manchetes entre os sites dedicados às mulheres em muitos países.
Vamos ouvir a história pelo lado de quem recebeu a justa ira dessa iraniana: um clérigo. “Eu educadamente pedi a ela que se cobrisse. Ela me respondeu: ‘Você deveria fechar os olhos’. Ela não apenas não se cobriu, mas me insultou. Eu pedi a ela que parasse de me xingar, mas ela começou a gritar e a me ameaçar. Ela me empurrou e eu caí de costas. Daí por diante, não sei o que aconteceu. Só sentia os chutes da mulher que me batia e me insultava.”
Entendamos.
Há 30 anos, desde a Revolução Islâmica, as iranianas são obrigadas por lei a usar véus. É uma das principais causas de emigração de jovens mulheres do Irã. Se não estão devidamente cobertas, podem ser advertidas e até detidas. A infração, numa tradução livre, é o “véu ruim”.
Mulheres do Irã antes da imposição do véu
Há, é claro, uma infinidade de mulheres que usam véus por vontade própria. Mas existem outras que prefeririam se vestir de outra forma, como aquela em cujo caminho se atravessou o clérigo que apanhou.
Quando a França, na Era Sarkozy, decidiu banir a burca (o véu total), o Diário acusou a hipocrisia intolerante do governo francês. Sarkozy dizia que estava agindo daquela forma para proteger, aspas, as mulheres muçulmanas de seus maridos malvados, aspas.
A França estava desrespeitando seu grito dos anos 1960: “É proibido proibir”. Se havia real incômodo das mulheres de burca, a reação teria que partir delas mesmas.
Sempre foi assim na história da humanidade. Os negros americanos não foram protegidos por brancos bonzinhos, aspas, no esforço de ganhar direitos civis. A luta foi deles mesmos.
As sufragetes inglesas que há mais de 100 anos começaram a reivindicar o direito ao voto jamais dependeram de homens bonzinhos, aspas, para enfim poderem ir às urnas. Elas próprias se insurgiram e combateram seu combate, às vezes de forma singularmente dramática: uma delas atravessou a cerca em que ficava a platéia e se atirou sob as patas de um cavalo no meio da corrida mais importante da Inglaterra. Morreu e se transformou numa mártir das sufragetes.
O Diário, libertário que é, entende que deve usar véu a mulher que gostar e não usar a mulher que não gostar. Básico. A mesma lógica de um homem ao escolher se põe ou não gravata.
No Irã, se o desejo de se livrar da imposição do véu estiver disseminado entre as mulheres, não há homem que vá ser capaz de detê-las. Seria como tentar segurar o vento. A surra que levou o religioso zeloso é um pequeno sinal disso.
Somos contra a violência, evidentemente, mas não podemos deixar de aplaudir, discretamente, um clap apenas e não de pé, a iraniana que pediu ao clérigo que fechasse os olhos e não foi atendida.


Postado por Paulo Nogueira no DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário