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segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Maldita BR 316 ! - Motoristas paraenses revoltados com a ignorância técnica e burrice dos "engenheiros" do DENIT

Internautas reclamam de lombadas nas redes sociais (Foto: Marcelo Lelis)

Muitos são da opinião que a BR-316 no trecho que vai do entroncamento ao km 7, já deveria ter sido municipalizado. 
Da esquerda para direita: Zenaldo prefeito de Belém,Jatene governador e Pioneiro, prefeito de Ananindeua

Infelizmente isso esta longe de acontecer se depender de algum esforço da gestão do antigonovoatual prefeito, Manoel Pioneiro que, não esta nem aí para com este transtorno em sua juridição. Dizem os ananins que a sua preocupação verdadeira é unicamente trabalhar para reeleger seu chefe, Simão Jatene e ponto; mas desse jeito?. Os tucanos que hoje  governam o Estado, Ananindeua e Belém, poderiam somar esforços para municipalizar a via. Isso eles não querem...

Somada á falta de vontade politica e apatia do prefeito, estão outras as sandices dos incompetentes doutores cabeça de camarão do famigerado DENIT que - já virou uma crença geral - afirma-se em uníssono, que boa parte da interfência imposta á população por esse orgão federal, não passa de uma cambada de improvisos, estreitos, desprovidos de vínculos sinceros com a nossa realidade; por não passar de um conjunto falsas soluções que, na prática, só irá contribuir mais ainda para agravar o já muito caótico e estressante transito nesta principal 'avenida' de Ananindeua, apelidada de BR. 

Essa doença que ataca o cérebro destes burocratas sádicos, ataca também o bom fluir, desconstruindo todo que poderia existir dentro do conceito moderno entendido por 'mobilidade'  - que no nossa caso virou uma espécie de 'artrose' ou 'reumatose' na BR 316 no   - que urge por providências por quem de direito, para solucionar ou, pelo menos mitigar os problemas provocados pelo crescimento do Brasil, neste caso aqui, agravado pela receita irascível do DENIT que, invariavelmente, prescreve sempre o mesmo remédio: a imobilidade. Não entra na cabeça do povo,não convence ninguém quanto solução, alterar a velocidade máxima neste trecho  para 40 km por hora. Essa 'jumentiiissse' é de doer e de matar!.

O que mais revolta a todos, é constatar que esse orgão cabide desfalcado que é um 'craque' em 'obrar' regras para azucrinar a vida das pessoas, é o mesmo que dificulta as soluções para essa que ainda é e será a única alternativa de acesso para a capital do Pará, sendo, ao mesmo tempo.

O DENIT é um péééésimo administrador deste pedaço de rodovia encravada em plena área urbana, onde não se vê viaturas nem agentes da PRF em quantidade suficiente nos pontos estratégicos;que se nega a disponibilizar o uso das poderosas motos para que os guardas federais circularem com mais desenvoltura para desobstruir e ordenar o transito em caso de acidente, coisa que acontece todos os dias - eu disse todos! os dias - provocando fatalmente falência absoluta no tráfego e um enorme prejuízo para a economia do Estado. 

A pergunta que não quer calar é: cadê o Ministério Público,e a Defensoria Pública, que apenas 'contemplam' essa catatrofe administrativa,  verdadeira agressão contra o livre direito de ir e vir dos cidadão, que não ouvem o clamor de TODA sociedade paraense, que não se  prestam á tomar algum tipo de providência, intimando os responsáveis pela esculhambação, exigindo soluções para o caos; será que os promotores não são sabedores que este tipo de 'vista grossa' custa algumas almas?. 

Na outra ponta, cadê os vereadores de Ananindeua (que acabam de aumentar o próprio salário para onze mil reais) que, parece, só se elegem para fiscalizar as suas contas bancárias. 

Essas 'ortoridades' poderiam somar forças e, por exemplo: obrigando os responsáveis pela direção desse orgão extra terrestre - denit - á apresentar dentro de um certo curto prazo, um plano alternativo em contrapondo a imbecil imobilidade ora imposta pela implantação de radares que passaram funcionar no sábado que passou...

Um plano voltado para o perene e sustentável já que, o radar eletrônico pode falhar na chuva, por falta de energia durantes as dezenas de apagões da nossa CELPA; não esta livre de defeitos de leitura, multando assim pessoas inocentes, além dos culpados; são 'geringônças' sensíveis que constantemente precisa de manutenção especializada e cara; tem tempo de vida útil limitado, precisa ser substituído ao fim deste período por outro equipamento mais caro.
As lombadas, mesmo quando são bem sinalizadas, são as alternativas deficientes e antiquadas que provocam bastante acidentes entre veículos, muitas vezes com vítimas fatais. 

Precisamos ser defendidos por esses entes da justiça e criadores de leis, com poderes para sugerir a construção de elevados, além de dezenas de passarelas simples edificadas nos pontos estratégicos que eles bem o conhecem no intuito de salvar a vida de pedestres?.

Os digníssimos doutores e parlamentares que compõe o tecido da justiça e do parlamento tradicionalmente apagado bem poderiam aproveitar para estancar o assassinato de ciclistas que não dispões de outra alternativa de transporte para labutar e perdem a vida neste trecho.

 A matéria baixo que o Mviva publica - inclusive com os comentários - é do DOL. Confiram:

Internautas reclamam de lombadas nas redes sociais

As lombadas eletrônicas, recém instaladas, na opinião de alguns populares está sendo o motivo para o aumento do congestionamento na BR-316. Muita gente que precisa passar pelo local está criticando a medida. Internautas usam as redes sociais para reclamar do engarrafamento que prossegue na tarde deste sábado (2) entre os quilômetros 5 e 9 da rodovia.
Segundo a opinião do internauta Willian (@w1amorim) essa opção de fiscalização foi a pior escolha. "Engarrafamento desde a AP ate aqui.Tudo por causa disso”, afirma. Já Paulo Almeida (@PaulloAll) acredita que “seria mais eficaz a construção de passarelas, no lugar das lombadas eletrônicas na BR).
A internauta Ana Paula Freitas afirma que o engarrafamento é diário, desde que foram instaladas as lombadas eletrônicas. Porém, ela acredita que a culpa também é dos motoristas “que ao invés de passarem a 40km passam a 20km (por hora)”.
OUTROS FATORES
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da instalação dos radares, outros fatores também contribuem para a lentidão do tráfego. "O movimento está intenso desde as 6h e só tem aumentado. Estamos no momento com uma média de 60 carros passando por minuto aqui na barreira, quando o fluxo considerado normal tem de 40 a 45 carros por minutos", disse o agente Luiz Pereira sobre o movimento do final da manhã no local.
O agente ainda alegou que é comum a diminuição de uma das faixas da via no quilômetro 5. "Com menos espaço para o tráfego é comum uma certa lentidão. Já no quilômetro 9 da rodovia, são três faixas, porém a velocidade no local é de 40 km, então o funcionamento dos radares não altera tanto a estrutura da rodovia", finalizou o PRF. 
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), serão instalados na BR-316 50 equipamentos de fiscalização: 22 lombadas eletrônicas; 20 controladores de sinais e oito radares fixos.
A instalação dos equipamentos tem o objetivo de diminuir acidentes. Segundo o superintendente do Dnit, David Bessa, devido ao grande fluxo de veículos e à ligação entre municípios da Região Metropolitana de Belém, a BR-316 precisa ser avaliada como uma grande avenida.
(DOL, com informações do Diário do Pará)

Leia também os comentários abaixo:


5 | Berg Papa Fio - Sábado, 02/02/2013, 17:46:54
Se três ou quatro lombadas causam problemas na BR já imaginou quem vai para Curuçá ou Marapanim . De Castanhal para um desses municípios beira de mar tem mais de 40 lombadas, e acima de tudo mal feitas e mal sinalizadas. E o Denit, Detran, sei lá é cego e não vê nada. Não existe mais o DER ou DNER ?


4 | Inconformado - Sábado, 02/02/2013, 17:37:36
O principal motivo dos problemas no trânsito na RMB deve-se à falta de educação e à irracionalidade no comportamento da maioria da população. Essas carências, justamente, dificultam ou impedem essas criaturas primitivas de entenderm as relações de causa e efeito entre educação e mobilidade urbana. Pelo mesmo motivo, a nossa cidade é uma das capitais mais sujas do Brasil. Pobre Belém! Tão maltratada por quem deveria cuidar melhor de sua cidade. Tudo isso porque o poder público não cumpre sua obrigação legal de educar o povo.


3 | COMENTARISTA - Sábado, 02/02/2013, 17:34:47
A BR 316 É A CONFIGURAÇÃO DA ESCULHAMBAÇÃO DA ENGENHARIA BRASILEIRA E DA PARAENSE, BEM COMO, DA CORRUPÇÃO INSTITCUINALIZADA NOSORGÃOS PUBLICOS BRASILEIROS. A INSTALAÇÃO DESSAS LOMBADAS, QUE NÃO VAI RESOLVER OS GRAVES PROBLEMAS DE ACIDENTES, É TAMBÉM, A CONFIGURAÇÃO DA INCOMPETÊNCIA DO DNIT, OU SEJA,O ESTADO DO PARÁ, AO QUE PARECE, ESTÁ MAIS PARA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DO QUE PARA UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.


2 | José Siqueira Neto - Sábado, 02/02/2013, 17:30:59
É uma aberração esse afunilamento partindo do viaduto. O alargamento deveria ir a té a entrada de Mosqueiro com vário viadutos e passarelas para pedestres. Regiões muito menores que Belém tem mais soluções para o trânsito que aqui.


1 | luis guilherme de lemos martins - Sábado, 02/02/2013, 17:19:59
Nesse sábado, neste momento, o congestionamento é enorme e vai desde a saída de Belém até Ananindeua.Quero ver como vai ficar o trânsito nos finais de semana prolongados e de feriados. O caos será total. Com as lombadas tenta-se evitar acidentes mas em compensação mata-se com o estresse!

5 comentários:

  1. Ainda a pouco durante a via sacra q faço de Ananideuap Belém, ouvi pelo radio que os próprios PRF são contra essas novas medidas.A PRF é vítima tambem,velho!

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  2. Emcaso de acidente por conta do estrangulamento do transito, a PRF ñ consegue nem chegar p libera o transito.A fiscalização na merda da rod ñ existe em carater permanente.

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  3. ACHO QUE O JATENE E PIONEIRO E O DENIT TÃO PENSANDO QUE A POPULAÇÃO É QUE SE DANE!!!!. PQ ENTÃO NÃO DISTRIBUEM HELICÓPROS P/ TODOS???, SÓ ASSIM A GENTE SE LIVRAVA DESSA SINISTRA CONDENAÇÃO,QUE SOMADA COM A OBRA F.D.P. DO BRT DO PARALIZADA PELO ZENALDO,ACABA DE FERRAR TUDO.

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  4. Ei, onde tá o tal "governo da união" pregado pelo Jatene nas propagandas que levaram o Zeronaldo a vitória em outubro passado?.O peixe vendido pela (Tudo propaganda!) tucanalhada era criar a "união tucana "do governo do estado+Belém+Ananindeua.continua a mesma bosta amarela .Simão tá tipo o humem invisível,ñ se vê,ñ se viu.Sera que mudou o nome para Conceição?... Ananindeua ñ se vê nada de novo,esta pior que no tempo do prefeito dipirona Barbalhinho.Fora a suntuosa igreja mega templo construída pela "pastora" Raymundacom um luxo que agride a população miserável, nada muda no reino ananin,so o transito da BR que esta cada dia PIOR!

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  5. O pais está sendo governado por debiloides e o Governador , Prefeito de Ananindeua são muitos fracos como quase todos os políticos do Pará o mais irritante de trafegar na BR é observar vários Outdoors com homenagem de alguns idiotas da interiorana sociedade de Ananindeua ao aniversário destes inoperantes políticos a BR é um verdadeiro show de horrores , Municipalização já assim como já na maior parte do Brasil em situações semelhantes - Acorda Pará.

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