O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

52º Congresso mostra a força da UNE

http://documentoreservado.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/07/Manifesta%C3%A7%C3%A3o-UNE.JPG

Do sítio da UNE: 

A União Nacional dos Estudantes (UNE) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo fórum de discussão estudantil, o CONUNE que em sua 52ª edição ocorrerá em Goiânia, no centro oeste do país, de 13 a 17 de julho. Mais de 10 mil jovens de todo o Brasil e América Latina são aguardados para, juntos com outros estudantes, definirem os rumos do movimento estudantil para os próximos dois anos. As atividades se concentrarão na tradicional praça universitária de Goiânia, principalmente na PUC-GO e na UFG.

http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/01/UNE-bandeira.jpghttp://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/01/UNE-bandeira.jpghttp://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/01/UNE-bandeira.jpg.
A abertura solene do 52º Congresso Nacional da UNE será marcada com uma homenagem aos 50 anos da “Cadeia da Legalidade”, que ocorreu em 1961 no Brasil, com grande participação do movimento estudantil, para garantir a posse do presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros e em meio ao grande turbilhão político que antecedeu a ditadura militar.

Dois personagens centrais desse episódio serão homenageados pela UNE na abertura do Congresso, então governador do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, que comandou a resistência democrática pela posse de João Goulart, e o então ex-presidente da UNE Roberto Amaral, que chegou a transferir a sede da entidade para Porto Alegre e liderou os estudantes nesse embate. Durante o ato, Brizola Neto, substituirá seu falecido avô.
http://www.gazetadopovo.com.br/midia_tmp/370--caras-pintadas.JPG.
Com o tema “Pensando nos desafios da educação no Brasil” o grande destaque da programação na quinta-feira (14) fica por conta do II Encontro Nacional do ProUni, com a presença ilustre do ex-presidente Lula e do ministro da Educação, Fernando Haddad. Marcando este ano a concessão de mais de 1 milhão de bolsas para universitários de baixa renda desde o início do programa, em 2004, estudantes de todo o país que cursam a universidade a partir desse programa do governo federal discutirão as vantagens, problemas e desafios do programa.

No mesmo dia às 14h, com o tema “Educação tem eu ser 10! 10% do PIB para educação!” uma Marcha dos Estudantes ocupará a Praça Universitária. Representantes da CUT, CTB, MST entre outras forças do movimento social estarão reunidas com a UNE para reivindicar a principal pauta do movimento estudantil, a democratização do ensino no Brasil com a luta da destinação de 10% do PIB e 50 % da arrecadação com royalties do petróleo da camada Pré-sal para a educação.

Durante as atividades, em diversos momentos o Congresso da UNE pautará o Plano Nacional de Educação (PNE) através de debates sobre a questão do financiamento das universidades públicas, a democracia do acesso e permanência no ensino superior e a valorização dos profissionais da educação.

Os estudantes também se reunirão em um ato em defesa da Comissão da Verdade que tem o objetivo de esclarecer casos de violação de direitos humanos ocorridos no período da ditadura (1964-1985). No ato estará presente a presidente da comissão de Direitos Humanos da Câmara a deputada federal Manuela D´Ávila, e foram convidados para o ato o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso e a secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.

Novo site e selo comemorativo

A maior e mais tradicional organização da juventude brasileira se prepara para alcançar seus três quartos de século. Em 2012, a UNE chegará aos 75 anos de lutas e participação decisiva no futuro do país. As comemorações já começam no 52º Congresso, em Goiânia, com o lançamento de uma campanha, do novo site da UNE, de um selo comemorativo para os 75 anos além de outros materiais especiais.

A história da UNE confunde-se com a do próprio Brasil no último século e no começo deste. Em um passado recente, participaram do movimento estudantil pessoas como a presidente Dilma Rousseff e o compositor Vinícius de Morais, como o ex-governador de São Paulo José Serra e o cineasta Cacá Diegues, como o religioso Frei Beto e o poeta Ferreira Gullar.

Ocupando as ruas e praças do Brasil, os estudantes combateram o nazi-facismo durante a segunda guerra mundial, lutaram pelo fim da ditadura do Estado Novo, pela defesa do patrimônio nacional com a campanha “O Petróleo é Nosso” e pelas reformas sociais durante os anos 60. Resistiram ao regime militar, sob pena de perseguições torturas e mortes, pintaram as caras nos anos 80 para reivindicar as Diretas Já e também pela campanha de impeachment do presidente Fernando Collor em 1992. Nos anos 90, lutaram contra o neoliberalismo e as privatizações. Atualmente, a UNE tem uma pauta diversificada de lutas que vai da democratização da universidade ao combate ao racismo e à homofobia dentro das instituições de ensino.

Eleições na UNE

O processo para eleger a nova diretoria da UNE começa com a etapa estadual. O Diretório Central de Estudantes (DCE) de cada universidade promove a eleição dos delegados que vão representar as instituições no Congresso. Os representantes são eleitos pelos alunos, sendo que a cada dois mil estudantes é eleito um delegado. Caso a universidade não possua DCE, uma comissão de dez alunos é cadastrada e, após a aprovação pela comissão responsável, a instituição pode eleger seus delegados.

Durante a etapa nacional, os delegados votam (em caráter secreto) durantes os últimos dois dias do evento nas chapas que se candidatarem à diretoria da UNE. A chapa vencedora indica o presidente e a quantidade de diretores proporcional ao número de votos obtidos. A chapa que obtiver a segunda maior votação faz a indicação do vice presidente e a que ficar em terceiro lugar indica a 3ª chamada.

Confira abaixo a programação completa do 52º CONUNE:

Quarta-feira 13 de julho
19h às 20h30 – Abertura do 52º Congresso da UNE

Tema: 50 anos da “Cadeia da legalidade”
Homenageados: União Nacional dos Estudantes gestão 1962 e Leonel Brizola (ex-governador do Rio Grande do Sul), por Roberto Amaral (ex-vice-presidente da UNE) e Brizola Neto (deputado federal PDT/RJ)
Apresentação do vídeo “Legalidade”
Convidados: Marconi Perillo (governador do estado de Goiás), Paulo Garcia (Prefeito de Goiânia)
Local: Câmara Municipal de Goiânia – Auditório Jaime Câmara

Quinta-feira 14 de julho

9h às 9h15 – Lançamento da revista de balanço da gestão 2009-2011 e do vídeo “Praia do Flamengo 132”

09h15 às 13h – II Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni

Tema: Pensando nos desafios da educação
Convidados: Luiz Inácio Lula da Silva (ex-presidente da República), Fernando Haddad (ministro da Educação)
Local: Centro de Convenções de Goiânia

15h às 18h – Ato político / #marchadosestudantes
Tema: Educação tem que ser 10! Concentração: Em frente ao Centro de Convenções de Goiânia

18h30 às 20h30 – Grupos de discussão
Tema 1: As mulheres e o combate ao machismo Facilitadores: Fabiola Paulino (diretora de Mulheres da UNE) e diretoras das UEEs
Local: Sala área 2 PUC/GO

Tema 2: A UNE e o combate ao racismo Facilitadores: Cledisson Júnior (diretor de Combate ao Racismo da UNE) e diretores das UEEs
Local: Sala área 2 PUC/GO

Tema 3: O movimento LGBTT e combate à homofobia Facilitadores: Denilson Júnior (diretor LGBT da UNE) e diretores das UEEs
Local: Sala área 2 PUC/GO

Tema 4: Esporte universitário Facilitadores: Emival Dalat (diretor de Esportes da UNE) e diretores das UEEs
Local: Sala área 2 PUC/GO

Tema 5: CUCA e a rede cultural nas universidades Facilitadores: Fellipe Redó (diretor de Cultura da UNE) e diretores das UEEs
Local: Sala área 2 PUC/GO

Tema 6: A UNE e a luta pelos direitos humanos Facilitadores: Rodrigo Mondego (diretor de Direitos Humanos da UNE) e diretores das UEEs
Local: Sala área 2 PUC/GO

Tema 7: Comunicação das entidades estudantis Facilitadores: André Vitral (diretor de Comunicação da UNE) e diretores das UEEs
Local: Sala área 2 PUC/GO

Tema 8: Financiamento das entidades estudantis Facilitadores: Sérgio Gabriel (vice-tesoureiro da UNE) e diretores das UEEs
Local: Sala área 2 PUC/GO

Tema 9: A UNE e a solidariedade internacional Facilitadores: Mateus Fiorentini (secretariado da OCLAE) e diretores das UEEs
Local: Sala área 2 PUC/GO

Tema 10: Projeto Rondon e extensão universitária Facilitadores: Antônio Henrique (secretário geral da UNE) e diretores das UEEs
Local: Sala área 2 PUC/GO

Tema 11: Assistência estudantil Facilitadores: Thalita Martins (diretora de Assistência Estudantil da UNE) e diretores das UEEs
Local: Sala área 2 PUC/GO

Tema 12, 13 e 14: Movimento estudantil (03 grupos) Facilitadores: Diretores da UNE e das UEEs
Local: Salas área 2 PUC/GO

22:00 – Show
Local: Palco Praça Universitária

Sexta-feira 15 de julho

9h às 13h – Seminário do Plano Nacional de Educação – Educação tem que ser 10!
Tema 1: Os desafios do Plano Nacional de Educação e o papel do Fórum Nacional de Educação
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG

Tema 2: Democratização do acesso e permanência nas universidades
Local: Auditório do DCE área 2 da PUC/GO

Tema 3: Autonomia e financiamento das universidades públicas
Local: Auditório do Faculdade de Direito da UFG

Tema 4: Regulamentação do ensino privado
Local: Auditório da área 2 da PUC /GO

Tema 5: Universidade, inovação tecnológica e política industrial
Local: Centro Cultural da UFG

Tema 6: Valorização dos profissionais em educação no Brasil
Local: Auditório da Faculdade de Enfermagem e Nutrição da UFG

Tema 7: Cultura e educação como projeto de extensão universitária
Local: Arena de debates 1 – Honestino Guimarães

09h às 13h – Etapa livre da 2ª Conferência Nacional de Juventude

Tema 1: Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos
Local: Auditório da Faculdade de Educação da UFG

Tema 2: Juventude, saúde, esporte, lazer e tempo livre
Local: Sala área 2 da PUC/GO

Tema 3: Juventude, educação e trabalho
Local: Sala área 2 da PUC/GO

Tema 4: As jovens mulheres transformando a universidade
Local: Arena de debates 2 – Aldo Arantes

Tema 6: Juventude negra conquistando direitos e desenvolvendo o Brasil
Local: Sala área 2 da PUC/GO

Tema 7: Juventude e a luta contra a homofobia
Local: Sala área 2 da PUC/GO

13h às 15h – Ato em defesa da memória e da verdade

Tema: Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça
Convidados: Manuela d’Ávila (deputada federal PCdoB/RS e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), Maria do Rosário (ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos)
Local: Praça Universitária

15h às 18h – Ciclo de debates do 52º Congresso da UNE

Tema 1: Rumos do desenvolvimento econômico e social brasileiro
Local: Auditório do Faculdade de Direito da UFG

Tema 2: Soberania nacional e solidariedade internacional
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG

Tema 3: Impactos dos agrotóxicos no Brasil: uma ameaça à saúde pública e ao meio ambiente
Local: Auditório do DCE área 2 da PUC/GO

Tema 4: Reforma urbana no Brasil de hoje
Local: Sala área 2 da PUC/GO

Tema 5: Construindo um Sistema Único de Saúde
Local: Auditório da Faculdade de Educação da UFG

Tema 6: Democratização dos meios de comunicação e marco regulatório da mídia no Brasil
Local: Arena de debates 1 – Honestino Guimarães

Tema 7: Debatendo a política nacional de drogas
Local: Arena de debates 2 – Aldo Arantes

Tema 8: Esporte e desenvolvimento nacional
Local: Auditório da área 2 da PUC/GO

Tema 9: Reforma política e ampliação da democracia no Brasil
Local: Auditório do Centro Cultural da UFG

Tema 10: Soberania nacional, soberania alimentar e código florestal
Local: Auditório da Faculdade de Nutrição e Enfermagem da UFG

19h às 19h30 – Lançamento do 16º Congresso da OCLAE
Local: Goiânia Arena

19h30 às 21h – Plenária final 52º CONUNE (votação das propostas consensuais)
Local: Goiânia Arena

22h – Show
Local: Palco Praça Universitária

Sábado 16 de julho

9h às 9h30 – Lançamento do novo site, nova identidade visual da UNE, catálogo e vídeo da 7ª Bienal da UNE, logo de comemoração dos 10 anos do CUCA e campanha “UNE 75 anos – vivendo o novo Brasil”
Local: Goiânia Arena

9h30 às 13h - Plenária final 52º CONUNE (votação das propostas divergentes)
Local: Goiânia Arena

15h às 18h – Plenária final 52º CONUNE (votação das propostas divergentes)
Local: Goiânia Arena

22h – Show
Local: Palco Praça Universitária

Domingo 17 de julho

9h às 12h – Plenária final 52º CONUNE (convenção das chapas candidatas)
Local: Goiânia Arena

12h às 12h15 – Lançamento do clipping e vídeo de balanço da gestão 2009-2011
Local: Goiânia Arena

12h15 às 15h – Plenária final 52º CONUNE (eleição da nova diretoria)
Local: Goiânia Arena

17h às 18h – Partida das delegações

Nenhum comentário:

Postar um comentário